Economia Titulo
Setor de cana prevê maior produção de açúcar, mas garante oferta de etanol
10/01/2016 | 08:00
Compartilhar notícia


Os preços mais remuneradores do açúcar devem fazer com que ele ganhe espaço no mix de produção do setor sucroenergético em 2016/17, após três anos em que o etanol concorreu diretamente. O avanço não chegará a comprometer a oferta de álcool, segundo representantes do segmento ouvidos pelo Broadcast Agro.

A avaliação é de que a crise econômica no País já reduz o consumo de todos os combustíveis. Dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a demanda pelo chamado Ciclo Otto (álcool hidratado e gasolina C) passou a cair com força nos últimos meses, movimento que deve prosseguir em 2016. No mês de agosto a queda foi de 1,25%, ao passo que em setembro, de 2%, e em outubro, de 3,1%.

CEO da trading SCA, Martinho Ono prevê um aumento de até 1 ponto porcentual na quantidade de cana destinada à fabricação de açúcar, que pode chegar a 43% da produção total. "Estamos vendo uma movimentação bem maior em relação ao açúcar, justamente por causa dos preços. Creio que o mix será levemente mais açucareiro na próxima safra e só não será maior porque virá das 20 milhões a 25 milhões de toneladas de cana bisada", afirmou o executivo, em referência às plantas que ficam em pé no campo para serem colhidas no ciclo seguinte.

A "movimentação" citada por Ono é ilustrada pelo hedge das usinas, que se aproveitaram da valorização de mais de 40% do dólar em 2015. Conforme a Archer Consulting, especializada no setor, a fixação de preços para a safra 2016/17 atingia 13,17 milhões de toneladas em novembro, correspondente a 55,75% da exportação prevista. Em igual período do ano passado o porcentual era de 23,23%.

Números da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) estão em linha com os da ANP no tocante ao consumo de etanol. Segundo a entidade, as vendas de hidratado em novembro, embora maiores na comparação anual, diminuíram expressivos 15,56% ante outubro. Em relatório, o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, reconheceu que "essas estatísticas de vendas indicam um recuo na demanda por etanol hidratado". A taxa do crescimento das vendas do produto ao mercado doméstico era superior a 40% até setembro; alcançou 36,44% em outubro e, em novembro, caiu para 25,15%, comentou.

É justamente esse consumo menor que garantirá o abastecimento, uma vez que a "capacidade de destilação neste ano já ficou no limite", conforme Plinio Nastari, presidente da consultoria Datagro. "Aumentos de produção de etanol vão depender do número de dias efetivos de safra. Se o número for igual ao deste ano, vamos ter um volume de etanol igual", afirmou. Principal região produtora do País, o Centro-Sul deve terminar 2015/16 com produção de 28 bilhões de litros do biocombustível.

Para Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e sócio-diretor da Canaplan, "o que se espera é manutenção do consumo", em torno de 1,5 bilhão a 1,6 bilhão de litros de hidratado por mês.

Ele pondera, entretanto, que há outros fatores que podem mexer com essa balança. "O mix vai depender muito da política de etanol ou da política de energia no Brasil", disse. Carvalho refere-se às especulações em torno de um novo reajuste ou aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) na gasolina, atualmente em R$ 0,10 por litro.

Estudos feitos ao longo de 2015 mostraram que uma eventual elevação do tributo para R$ 0,60 por litro, valor demandado pelo setor, geraria consumo adicional por hidratado de quase 2 bilhões de litros, para 19 bilhões de litros.

Próximo ciclo

Até o momento, apenas a Agroconsult divulgou projeções para o ciclo 2016/17 de cana no Centro-Sul do Brasil. A consultoria espera moagem de 615 milhões a 630 milhões de toneladas, aumento de 2,5% a 5% sobre 2015/16. Quanto aos produtos, a Agroconsult projetou que a produção de etanol tende a crescer para algo entre 27,8 bilhões (+3,6%) e 28,5 bilhões de litros (+6,2%). A de açúcar pode variar de 32,9 milhões (+2,8%) a 33,7 milhões de toneladas (+5,3%).

Esse incremento de produção, entretanto, não deve ser suficiente para reverter o déficit global esperado para 2016, superior a 5 milhões de toneladas, de acordo com consultorias. Trata-se do primeiro déficit após cinco anos de superávit e é isso que dá suporte aos preços do açúcar na Bolsa de Nova York.

Atualmente, as cotações oscilam entre 14 e 15 centavos de dólar por libra-peso. Embora representem desvalorização de 10% no acumulado de 2015, esses valores também indicam recuperação, já que em meados do ano atingiram mínimas de quase 10 centavos de dólar por libra-peso. A tendência é de que os ganhos continuem ao longo do primeiro trimestre de 2016, refletindo a entressafra no Centro-Sul do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;