Política Titulo Em Sto.André
Por frente da oposição, PTB pode abrir mão de candidatura

Lideranças defendem união de forças contra o PT, sem contabilizar Aidan na estratégia

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/01/2016 | 07:16
Compartilhar notícia


Em eventual frente eleitoral contrária ao PT de Santo André, o PTB sinaliza, nos bastidores, possibilidade de abrir mão de candidatura própria à Prefeitura e integrar bloco de oposição. Atualmente, o vereador petebista Luiz Zacarias se movimenta como postulante ao Paço na sucessão do prefeito Carlos Grana (PT). Em contrapartida, lideranças do partido defendem união de forças políticas – sem fixar cabeça de chapa – no sentido de formar ala com viabilidade, a exemplo do SD, PSDB e DEM, não contabilizando alternativa de apoio ao ex-prefeito Aidan Ravin (PSB).

Com três mandatos no currículo à frente do Executivo, o PTB lançou projeto solo nas duas últimas eleições (2012 e 2008), justamente com Aidan, que deixou a legenda em 2013, após derrota no plano de reeleição. Em 2004, entrou de vice na dobrada, com o ex-deputado Duílio Pisaneschi, e em 2000 aderiu à coligação de Celso Russomanno, então pelo PP. Diante do retrospecto majoritário na cidade, atrás apenas do PT, a sigla é cortejada por quadros que visam terceira via: Ailton Lima (SD) e Paulinho Serra (PSDB) tentam acordo.

Um dos representantes do PTB na Câmara, o parlamentar Edson Sardano admite que aliança “é melhor caminho” para “não diluir votos”, sugerindo que as tratativas devem ser fechadas até fim de março. “Vejo o SD e o PSDB mais claros dentro dessa proposta”, alegou, ao avaliar que eventual elo entre as três agremiações consolidaria “terceira força imbatível”. “Acredito que isso seja possível. Temos de juntar projetos. Alguém tem de abrir mão.”

Zacarias frisou que a linha continua por apresentar nome próprio nas urnas. Rechaçou desistir do pleito neste momento. Por outro lado, ele reconheceu que “seria ruim” dividir os votos. “Mínimo de candidaturas possíveis daria força para terceira e quarta vias fortes.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;