Prefeitura andreense já contabilizou pelo menos 26 reparos no local desde sua inauguração, em 2014
O gradil da Avenida Prestes Maia, na Vila Palmares, em Santo André, instalado para evitar a travessia de pedestres entre os carros, foi alvo de vandalismo mais uma vez. Somente em 2015, a Prefeitura efetuou reparos no local pelo menos 26 vezes. Na tentativa de solucionar o problema recorrente, a administração destacou que haverá reunião entre diversas secretarias na próxima semana.
As grades, instaladas em 2014 após a inauguração da Passarela Tainá Teixeira da Silva, foram danificadas embaixo do Viaduto Engenheiro Luiz Meira, próximo à FSA (Fundação Santo André). A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André informou que os itens serão recolocados até domingo.
A necessidade da instalação de proteção na área deu-se com a morte de casal, que, em 2011, foi atingido por roda que se soltou de caminhão na travessia. Não havia faixa de pedestres nem semáforo na avenida, que fica em frente à comunidade Tamarutaca.
Outro problema presente nos arredores é a concentração de usuários de drogas e, nos últimos dias, aumento do descarte de lixo em pontos da avenida.
Conforme a coordenadora do programa Consultório na Rua, que presta atendimento à população em situação de risco, Maria do Rosário da Costa Ferreira, o número de pessoas que ficam no local é inconstante. “Na última contagem eram 20, mas pode aumentar ou diminuir. Isso porque eles transitam bastante”. No entanto, a profissional alerta que a maior parte da sujeira dos locais não é reflexo dos usuários. “Há descarte feito por pessoas da comunidade e nós já vimos carros que param e jogam entulho lá.”
Embora a equipe do Consultório de Rua conte com médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, dois técnicos em enfermagem e dois agentes de redução de danos, consultas, orientações e coletas para exames, poucas pessoas aceitam ajuda para deixar a área. “Não trabalhamos com internação compulsória. É construído vínculo e, se optarem pelo atendimento, oferecemos nossos serviços e damos o encaminhamento para o tratamento”, disse Maria do Rosário.
Conforme a administração, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou limpeza sob o Viaduto Luiz Meira ontem. Foram retiradas três caçambas com 4 m³ de lixo cada. Hoje será feita limpeza do Viaduto Tamarutaca. Amanhã, o trabalho será sob o Viaduto Nova Lions, no bairro Sacadura Cabral, e, na quinta, no Viaduto Presidente Castello Branco, ao lado do terminal de ônibus.
A GCM (Guarda Civil Municipal) informou executar trabalho de patrulhamento em parceria com a Polícia Militar desde 2014, dando ênfase na Rua Almeida Garret. Os roubos a transeuntes diminuíram 5% no local no último ano em relação a 2014, de acordo com o delegado titular do 4º DP (Jardins) José Rosa Incerpi.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.