Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Dona Adelaide acolheu o avozinho


Ademir Medici

31/12/2015 | 07:00


O goleiro Eli excursionou com a Seleção Paulista para a China; com a Seleção Mundial para a África do Sul; e com a Andorinhas do professor José Rossi para a Itália. Mas seu coração esteve sempre em São Bernardo, onde mora, pensando na mãe Adelaide.

Futebol e benemerência marcaram (e marcam) a vida de Eli Graciano e família. Dona Adelaide, a mãe, caridade a toda prova.

Pois a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide, na Vila Campestre, em São Bernardo, que abriga idosos sem um teto, é um dos maiores orgulhos da vida de Eli.


 

Que falta ela faz...

Uma época a gente estava passando em frente à Prefeitura. Tinha um senhor de idade embaixo do viaduto. Passava frio. Eu ao volante de uma perua. Minha mãe vê, eu não. Ela grita:

- Para, para, para...

- Mas o que está acontecendo, mãe?

- Olha lá, olha que avozinho bonitinho. Vamos levar pra nós?

Peguei o avozinho no colo e levei pra minha casa.


 

Uma segunda história que demonstra o tamanho do coração de dona Adelaide:

Passou uma moça na frente da nossa casa com uma criancinha de três dias de nascimento, pedindo alguma coisa. Sem condições, minha mãe se oferece a pegar a criança, nascida a fórceps, toda machucadinha.

- Eu fico com a sua filha. Quando você arrumar um lugar pra ficar, você volta e pega sua filha.

Passou uma semana, duas, um mês, um ano, 12 anos, 14 anos...

- Vim buscar minha filha.

Andréia vira-se para a mãe de sangue, e arremata:

- Não, a senhora não é minha mãe. Minha mãe é aquela negona lá, a dona Adelaide.

Andréia era a nossa irmã agora, seis irmãos. Ela casou, constituiu família. Ela é agora a caçula da família.


 

Em 31 de janeiro de 2012, saiu no Diário: "Casa dos Velhinhos perde fundadora. Dona Adelaide viveu os últimos anos na entidade, em São Bernardo. Era a partida de Adelaide Faria Graciano, a "negona" mãe do Eli, da Andreia, do Luiz, do Vicente Carlos, do Samuel, da Sueli.

Dona Adelaide partiu aos 80 anos. Está sepultada no Jardim da Colina. A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide permanece firme acolhendo quem a procura. Visitem. Fica na Rua Príncipe Humberto, 250. Site: www.velhinhosadelaide.org.br


 

E o futebol tratado no início? Fiquem com as fotos, as poucas que Eli guardou - na verdade, quem guardou foi dona Adelaide. As imagens representam um momento de transição no futebol de São Bernardo, mais ou menos quando Aliança e São Bernardo (o Esporte) resolveram promover fusão. Entre 1981 e 1982. Tempo do Baetão lotado.


 

Em 31 de dezembro de...

1915 - O coronel João José Pereira, vereador em São Paulo, visita as obras da estrada de rodagem que a Companhia de Melhoramentos construía ligando São Caetano à Capital. À frente do empreendimento estava Armando Leal Pamplona. O correspondente do Estadão cobriu a visita. E escreveu:

(o vereador) ficou maravilhado com o belo panorama que se descortina dessa nova estrada e que se assemelha ao Sumaré do Rio de Janeiro.

Os melhoramentos estão sendo executados quase todos por iniciativa particular. A grande avenida está quase concluída.

Coronel Pereira avistou-se com Serafim Constantino, vereador, representante de São Caetano na Câmara de São Bernardo.

1960 - Inaugurado o Cemitério Municipal de Diadema pelo prefeito Evandro Caiaffa Esquivel e na presença do bispo diocesano, dom Jorge Marcos de Oliveira, que benzeu as instalações.


 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 31 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6020

Manchete - Tráfego intenso antecipa operação descida na Serra.

Mauá - Hospital Nardini fica com o governo do Estado. Construído há quatro anos, o hospital até agora não foi colocado em funcionamento.

Prefeito Leonel Damo, procurador geral do Estado Feres Sabino e os sete sócios majoritários do hospital assinaram escrituras transmitindo o domínio do Nardini ao Estado.

Polícia - Anunciada criação da Delegacia da Mulher e de Homicídios para o Grande ABC.


 

Município Paulista

Celebram aniversário neste último dia do ano: Altair e Santa Cruz da Esperança.


 

Santos do Dia

São Silvestre. O primeiro papa a ocupar a cátedra de Pedro após a conversão de Constantino. Ele era romano e foi eleito em 314. Graças a Silvestre, a paz foi mantida na Igreja e o primeiro concílio foi convocado, para acontecer na cidade de Nicéia. Morreu em 335. Foi papa durante 21 anos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Catarina Labouré

Melânia


 

Hoje

Dia da Esperança

Dia das Devoluções



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;