Setecidades Titulo Descarte irregular
Lixo se espalha por 454 pontos

Descarte irregular motivou criação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC há 25 anos, mas ainda está distante de ser solucionado na região

Por Nelson Donato
especial para o Diário
28/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Três cidades da região contabilizam, juntas, 454 pontos de descarte irregular de lixo. O problema, que pode ser ainda maior, visto que os demais municípios não monitoram as áreas, é antigo. Há 25 anos o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC foi criado para tentar solucioná-lo, no entanto, houve pouco avanço – e muito acúmulo de sujeira nas ruas – de lá para cá.

Para tentar mudar o panorama, a entidade, em ação conjunta com as prefeituras e empresas parceiras, pretende concluir em 2016 Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Um dos principais objetivos é reduzir o lixo jogado indevidamente nas vias públicas.

Desde 2013, o Consórcio mantém o Programa Operação Obra Limpa, que visa reduzir a quantidade de resíduos provenientes de obras, reformas e demolições. Neste projeto, cada prefeitura cuida da gestão nos seus respectivos municípios. As empresas que desejam obter o selo de Obra Limpa devem se cadastrar no site do Consórcio Intermunicipal e receberão o certificado assim que as devidas auditorias forem realizadas.

Em Santo André, foram registrados 99 pontos de descarte irregular em 2015. Para o ano que vem, a meta é baixar este número para 60. Conforme o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que realiza a coleta na cidade, o ponto mais crítico fica na Rua Júlio Pignatari, onde o recolhimento é feito pelo menos uma vez por semana. Nos outros locais onde o lixo é jogado de maneira irregular, a coleta é feita ao menos duas vezes por mês.

A autarquia destaca que houve aumento na fiscalização para coibir o descarte irregular, a qualificação das empresas de caçambas, por meio do Programa Operação Obra Limpa (realizado em parceria com o Consórcio), adequação das estações de coleta (aumento do número e ampliação do horário de funcionamento) e trabalho constante de educação ambiental junto às comunidades, em escolas ou eventos.

São Bernardo possui atualmente 170 pontos de descarte irregular. Segundo a Prefeitura, as principais iniciativas são a implantação de mais 19 ecopontos, além de aumento de ações fiscais e aulas de educação ambiental para os munícipes.

Diadema que é a cidade que mais possui pontos de descarte irregular – 185 – não informou quais são os principais projetos para combater este problema. As prefeituras de Mauá e Rio Grande da Serra não informaram quantos pontos irregulares existem nas cidades e nem as ações para prevenção. São Caetano também não contabiliza as áreas, no entanto, afirmou que adotará a implantação de ecopontos para reduzir o lixo que é despejado de maneira indevida.

 

Esquadrão do Meio Ambiente propõe solução em Ribeirão Pires

 

Na luta para amenizar os danos causados pelo descarte irregular, a Prefeitura de Ribeirão Pires criou o Esquadrão do Meio Ambiente, que tem como objetivo revitalizar os locais onde o lixo é jogado indevidamente e educar a população sobre a preservação da natureza e do espaço urbano.

Na Avenida Princesa Izabel, localizada no bairro Aliança, o descarte era feito por toda a extensão da via. No entanto, segundo a administração municipal após as ações do projeto, os moradores do local foram conscientizados e o descarte de resíduos foi reduzido drasticamente.

Entre as principais atividades estão a limpeza e manutenção de praças e parques, intervenções paisagísticas, educação ambiental, realizações de mutirões e incentivos para voluntariado. A iniciativa vai além dos espaços públicos. Também há apelos para que a população mantenha seus jardins e áreas abertas em bom estado de conservação.

Apesar do projeto, a cidade não informou o número de pontos de descarte irregular existentes.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;