Política Titulo Mauá
Ativada há dez meses, Hurbam só deslancha em 2016

Nomeado em fevereiro após derrota na eleição, Helcio crê que autarquia andará com concurso

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
22/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Nomeado há dez meses como superintendente da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá), o ex-vice-prefeito Helcio Silva (PT) ainda patina para ampliar sua participação na gestão Donisete Braga (PT). A atuação do petista no governo, entretanto, só vai deslanchar em 2016, quando pretende preencher os cargos da autarquia.

Derrotado na eleição para deputado federal em 2014 e fora da vice-prefeitura – renunciou em 2013 para assumir mandato-tampão na Câmara dos Deputados – Helcio foi acomodado no início do ano em vaga então ociosa na administração. Desde que foi criada, pelo ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), em 2001, a Hurbam estava desativada.

Passado quase um ano, o petista ainda não tem papel definido na gestão, já que muitas das atribuições legais da autarquia conflitam com a atuação da Secretaria de Habitação, como a gestão da regularização fundiária. “Vai ser uma decisão política do prefeito, de definir qual vai ser o papel prático de cada setor”, analisou Helcio, que rechaçou atuação ociosa da administração em 2015.

“Iniciamos todo o processo de implantação da autarquia, fizemos várias etapas para adequar a nomenclatura dos cargos e salários da Hurbam. Foi trabalho difícil, não de um dia para o outro”, explicou o petista, ao emendar que também ficou responsável pelo levantamento e o cadastro de áreas de interesse social e o acompanhamento da cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

De março para cá, Helcio já recebeu R$ 120,2 mil – o salário do superintendente é de R$ 12.025,40 por mês – para gerenciar a autarquia, que ainda não tem funcionários. A empresa pública dispõe de 48 cargos a serem ocupados no próximo ano. Desses, 36 são de carreira e 16 comissionados. “O próximo passo é viabilizar o concurso público no início do ano. Eu gostaria de concluir essa etapa para, então, ver quantas vagas de livre provimento vamos precisar”, frisou.

Helcio é homem de confiança de Oswaldo na gestão Donisete. Em 2012, o petista foi indicado pelo então prefeito à vaga de vice do PT, após ter sido tirado da disputa pela reeleição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;