Política Titulo Ditadura militar
Livro relembra período sindical antes de Lula

‘O Movimento Operário no ABC Paulista’ será lançado na 6ª e traz lutas dos anos de 1950 e 1960

Por Raphael Rocha
14/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Com lançamento previsto para sexta-feira, às 14h, no Teatro Municipal de Santo André, o livro O Movimento Operário no ABC Paulista – Contado por Seus Autores, de Cido Faria, busca relembrar o período do sindicalismo pré-Luiz Inácio Lula da Silva, líder das grandes greves das décadas de 1970 e 1980 e que chegou à Presidência da República.

A obra traz a história de 18 personagens que tiveram papel ativo na formação do núcleo sindical da região nos anos 1950, 1960 e início de 1970, quando o Grande ABC virou berço da indústria automobilística nacional.

Entre os sindicalistas estão Frei Chico, irmão de Lula, padre José Mahon, Orisson Saraiva de Castro (que morreu dias depois de prestar seu depoimento) e o ex-prefeito João Avamileno (PT), de Santo André.

“A ideia foi resgatar quem começou a história. Só se fala de Lula quando se toca no assunto sindicalismo, o que passa a falsa impressão de que as lutas começaram em 1978, com a primeira grande greve da Scania. Mas teve muita gente antes tomando porrada por causa do sindicalismo e contra a ditadura militar (de 1964 a 1985) antes”, citou Cido Faria, que critica antigos dirigentes sindicais. “O pessoal quando vai para o governo muda de postura. Com status e poder há câmbio ideológico, infelizmente é assim”.

Cido Faria também é autor do livro Para que Nunca Mais – As Ditaduras no Cone Sul 50 Anos Depois, que relembra o período de regime militar em vários países na América Latina, lançado em 2014.

O Movimento Operário no ABC Paulista – Contado por Seus Autores conta com prefácio de Evaldo Novelini, editor-chefe do Diário, recebeu patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;