Esportes Titulo Ilustração
Chargista do Diário cria Netuno

Mascote desenhada por Fernandes ganha status de oficial do Água Santa, que passa a utilizar figura publicada no jornal

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
10/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Netuno, mascote do Água Santa, ganhou outros traços. A partir de agora, os riscos do deus romano do mar que representa o clube de Diadema em materiais da equipe e da FPF (Federação Paulista de Futebol) são os feitos por Fernandes, ilustrador do Diário.

A imagem em questão, representada ao lado, foi publicada no dia 2, quando o jornal noticiou a divulgação das tabelas das Séries A-1 e A-2 do Campeonato Paulista pela FPF. O Netuno foi representado ao lado do Tigre, do Ramalhão e do Azulão, mascotes das outras equipes do Grande ABC.

A utilização foi um pedido pessoal do presidente do Água Santa, Paulo Sirqueira, que viu a ilustração no jornal. “Gostei muito da imagem, o trabalho ficou bacana e representa o que é o nosso clube”, destacou o dirigente. “Ele (Fernandes) está de parabéns pelo trabalho”, disse.

“Me sinto honrado. É a primeira vez que um time procura (o meu trabalho). Procurei alguma referência na internet, mas não encontrei nenhum personagem. O Água Santa tem uma mascote que é o Netuno, mas não tinha uma imagem. Pensei em criar um personagem para dar a cara que o time merece. E deu certo, eles gostaram”, festejou o ilustrador do Diário.

Fernandes contou como foi o processo criativo e as possibilidades nas quais pensou antes de definir o desenho final do Netuno. “Foi tudo da minha cabeça. Desenhar mascote te dá liberdade de criar. O Netuno é o deus do mar e é relacionado às ondas, não tem corpo. Tem até uma figura dele sentado em uma pedra, mas não dava para colocar muitos elementos, o que acaba atrapalhando. Pensei em fazer a barba azul para remeter às ondas do mar. E o tridente, que é tradicional do personagem”, explicou.

A utilização de uma mascote criada pelo Diário não é inédita. Em 1982, Juarez Correa, ex-chargista do jornal, recebeu pedido do Santo André de criar o Ramalhão, e a ilustração agradou tanto que é utilizada até hoje como símbolo da agremiação.

O Ramalhão é uma das poucas mascotes do Brasil que não representa um bicho ou uma entidade religiosa ou mitológica, tendo referência em João Ramalhão, fundador de Santo André.

Ex-Santa Cruz, Diogo Campos acerta com clube de Diadema

O Água Santa anunciou ontem a contratação do atacante Diogo Campos, ex-Santa Cruz. Revelado pelo Atlético-GO, o jogador de 24 anos chega com vínculo até o fim do Paulistão, com opção de renovação até dezembro em caso de conquista de vaga na Série D nacional.

Hoje, o clube anunciará um volante, mas mantém o nome em sigilo para não correr riscos de perder o negócio.

RECUPERAÇÃO

Ontem o operário haitiano Scorty Moïse, vítima de queda de arquibancada do Estádio do Inamar, trocou o gesso do pé esquerdo. Outra avaliação está marcada para o dia 16.

EXCURSÃO

Devcido à não recuperação de alguns atletas, o Água Santa decidiu cancelar amistoso contra o Irapuato, que seria disputado ontem, no México. Hoje, às 19h (de Brasília), o sub-23 do Netuno pega o Morelia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;