Cultura & Lazer Titulo Cinema
Simplesmente Chico

Cantor, compositor e escritor brasileiro ganha
documentário que chega nesta quinta aos cinemas

Por Rodrigo Mozelli
26/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Filho de escritor famoso, de mãe que não aceitava os filhos no show business e com um irmão desconhecido. Compositor nato, herdou do pai o dom da escrita e deu às poesias a sua própria voz. Isso sem falar nos olhos verdes que conquistaram – e ainda conquistam – mulheres de todo o País. Este é Chico Buarque de Hollanda, que ganha documentário intitulado Chico: Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr. e que estreia hoje nas telonas, como no Playarte Bristol (Avenida Paulista, 2.064), em São Paulo. Por enquanto, cópias não virão para a região.

Artista que ganhou destaque e fama na década de 1960 com a música A Banda,nesta obra não ficcional Buarque conversa com o público sobre sua vida em família, o convívio com a obra de seu pai, Sérgio Buarque de Hollanda, o início de sua carreira na música, artistas que conheceu ao longo de sua vida, a repressão durante a ditadura militar, sua vida na Itália e o casamento de 30 anos com a atriz Marieta Severo, até a descoberta do meio-irmão alemão, fruto de relacionamento do pai, quando este ainda era solteiro e passou pela Alemanha.

Além de depoimento do escritor, o documentário também conta com participações de Miúcha, irmã do artista, além de seu figurinista, Wilson das Neves, o ator Hugo Carvana (1937-2014), entre outros. Cantores também performam antigas canções de Chico, entre eles Milton Nascimento e Ney Matogrosso.

A obra – que utiliza também imagens de arquivo e de documentário anterior – dá boa pincelada da vida de Chico Buarque, dando atenção especial aos seus pais e família. Como o longa é balizado sob seu mais recente lançamento literário, O Irmão Alemão – o qual trata de busca pelo irmão desconhecido, semelhante à sua procura –, o assunto da vida real não podia deixar de ser abordado. Buarque chega, inclusive, a viajar para Berlim, onde investiga mais sobre o passado do meio-irmão.

Rico em detalhes, depoimentos divertidos e outra percepção da ditadura militar, Chico: Artista Brasileiro deixa claro que Chico Buarque de Hollanda é, antes de tudo, cidadão brasileiro, que sempre quis deixar isto bem claro, tanto em suas músicas quanto em seus escritos. Vale a ida aos cinemas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;