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Consumidor quer veículo mais potente
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
05/03/2008 | 07:01
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Um aspecto interessante do alto crescimento das vendas de veículos no País – só em fevereiro foram emplacados 191.117 automóveis e comerciais leves – é que a facilidade de financiamento combinada com a confiança na economia e na manutenção do emprego tem levado um número crescente de pessoas a trocarem o carro de motorização 1.0 por automóveis 1.3 ou 1.4.

A constatação é da Fenabrave, entidade que reúne os distribuidores de veículos automotores e que divulga todo mês índices do desempenho do setor com base no número de emplacamentos.

“Atualmente, 51% dos automóveis têm motor 1.0, enquanto veículos de entrada mais potentes somados a carros médios detêm 47%. O restante (2%) fica com veículos top de linha”, comentou o presidente da Fenabrave, Sergio Reze. “Mas a proporção de carros 1.0 já foi bem maior e só não está abaixo de 50% porque ainda há muitas vendas para frotistas”, completou o executivo.

Essa mudança de perfil do consumidor já foi percebida pelas revendas da região. O supervisor de vendas da concessionária Chevrolet Viamar, Marcelo Ferrari, disse que a procura por veículos 1.4 cresce a cada mês.

“Antigamente, 80% procuravam carro com motor 1.0 e 20% buscavam 1.4. Hoje a proporção é de 60% por 40% e acredito que até o final do ano esteja em meio a meio”, analisou Ferrari, concordando com o fato de as vendas para empresas contribuirem com o desempenho dos carros 1.0.

O gerente de vendas da Avel (Volkswagen), Fernando Miniussi Luiz, não só concorda com Ferrari como apresenta números bastante positivos. “Em janeiro vendemos 290 carros para empresas e locadoras e 60% dos veículos tinham motorização 1.0. Em fevereiro foram 100 unidades”, contou, lembrando que no caso da Volks, as vendas de 1.0 são fortes porque a montadora não oferece opção de 1.3 ou 1.4.




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