Política Titulo
Jornal N.York Times publica matéria sobre o caso Vladimir Herzog
Do Diário OnLine
25/10/2004 | 09:48
Compartilhar notícia


O jornal norte-americano The New York Times publicou na edição de domingo uma reportagem sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela repressão do regime militar, e sobre a reabertura dos arquivos militares brasileiros referentes ao período. O autor da matéria é o correspondente Larry Rohter, que provocou polêmica este ano ao escrever sobre os supostos abusos alcóolicos do presidente Lula.

Rohter, em sua reportagem, afirma que a publicação de fotos que mostrariam Vladimir Herzog no cárcere do DOI-Codi, há uma semana, no jornal Correio Braziliense, "reabriu uma velha ferida" do país.

O correspondente dá destaque especial às notas oficiais divulgadas pelo Exército após a publicação das fotos que seriam de Herzog – segundo a Secretaria de Direitos Humanos, as imagens publicadas pelo Correio Braziliense não são do jornalista paulista.

Rohter destaca que a primeira nota do Exército, na qual a instituição dizia ter respondido a um clamor popular ao instalar a ditadura, provocou uma reação intensa do presidente Lula. Diante da insatisfação geral com a posição do comando militar, o Exército publicou outra nota para corrigir sua posição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;