Setecidades Titulo Lixo
Acordo evita greve de coletores em São Bernardo

Pelo menos 250 trabalhadores tiveram demissão revogada após ameaça de cruzar os braços

Por Nelson Donato
Especial para o Diário
28/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Pelo menos 250 trabalhadores do serviço de coleta e varrição de lixo de São Bernardo respiraram aliviados na manhã de ontem. Isso porque a realização de acordo entre as empresa responsável pelo setor, SBC Valorização de Resíduos, e o Sindicato da categoria na região – Siemaco ABC – evitou a demissão destes funcionários, que ameaçaram iniciar paralisação na manhã de ontem.

Os funcionários, que continuam em estado de greve, foram informados no dia 14 de outubro que seriam demitidos. A notícia chamou a atenção do sindicato, que entrou com ação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e ameaçou a paralisação das atividades, caso a situação não fosse revertida.

Após diálogo, a empresa optou por revogar as demissões e iniciar PDV (Programa de Demissão Voluntária) no próximo mês. Após o anúncio do cancelamento, o clima entre os trabalhadores, que antes era de tensão, se transformou em um misto de alívio e emoção. Muitos deles não contiveram as lágrimas de alegria.

O presidente do Siemaco ABC, Roberto Alves da Silva, destacou a importância da ação. “Nós sempre lutamos pelos direitos dos trabalhadores. Agora, ficaremos em cima da empresa para que eles cumpram o que foi acordado aqui.”

Na tarde de ontem, os sindicalistas se reuniram com representantes da administração municipal para cobrar garantias para que o acordo seja mantido. “Quem estiver descontente, pode sair e terá seus direitos garantidos. Quem desejar ficar, não passará necessidade no final deste ano”, conclui Silva. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;