Internacional Titulo
Nasce o ser humano de número 6 bilhoes em Sarajevo
Do Diário do Grande ABC
12/10/1999 | 11:49
Compartilhar notícia


Sarajevo, considerada durante muito tempo como sinônimo de massacres e mortes, viu nascer terça-feira outro símbolo para a comunidade mundial: um bebê proclamado pela ONU o ser humano de número 6 bilhoes.

O bebê, um menino de 3,550 kg, que nasceu no primeiro minuto de terça-feira, horário local, na maternidade do hospital Kosevo, em Sarajevo, será apresentado nesta tarde de terça-feira ( horário de Brasília), ao secretário geral das Naçoes Unidas, Kofi Annan, durante uma cerimônia.

A ONU havia decidido que o primeiro bebê nascido terça-feira em Sarajevo seria proclamado o ser humano 6 bilhoes no planeta.

O bebê, que ainda nao tem nome, é filho de Jasminko e Fatima Mevic, dois muçulmanos bósnios de Visoko (a 30 km de Sarajevo), informou o chefe da maternidade, dr. Ivriz Bukvic.

Fatima, de 29 anos, que foi mae pela primeira vez, declarou aos jornalistas que a equipe médica a deixou dar a luz tranqüilamente, antes de revelar-lhe a honra que a comunidade internacional se preparava para conceder a seu filho, o ser humano 6 bilhoes.

``Estou muito feliz, como pode estar qualquer mae', declara.

Acrescentou que gostaria que seu marido Jasminko estivesse a seu dlado para compartilhar sua alegria, mas o pai nao tinha sido informado imediatamente do nascimento de seu filho, pois a família nao tem telefone.

Bósnia-Herzegovina representa uma página especial da história da ONU, como lembrou ontem Kofi Annan.

O secretário geral lamentou que a comunidade internacional nao tivesse interferido de maneira mais firme jpara deter as hostilidades na Bósnia.

``Ninguém lamenta mais do que nós o fracasso da comunidade internacional naquela época, para adotar açoes decisivas, deter os sofrimentos e acabar com a guerra (1992/1995), que causou tantas vítimas', declarou Annan.

Mais de 200 mil pessoas morreram na Bósnia, segundo dados nao oficiais inclusive o hospital que nasceu a criança já havia sido bombardeado por atacantes sérvios durante um cerco em Sarajevo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;