Política Titulo
Bertucci diz que condenação por crime eleitoral é 'absurda'
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/08/2011 | 07:32
Compartilhar notícia


Condenado a um ano de prestação de serviços comunitários e multa de cerca de R$ 20 mil por crime eleitoral, Antonio Bertucci (PMDB), ex-secretário de Administração da Prefeitura de Mauá e assessor da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), considerou a punição "absurda" e disse que irá recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Toninho Bertucci foi penalizado por boca de urna praticada durante a eleição de 2008, quando disputou cadeira na Câmara de Mauá pelo PV. À época, um funcionário contratado para auxiliar em sua campanha foi pego pela Polícia Militar com santinhos que seriam distribuídos nos arredores de zona eleitoral do município.

"Não compactuo com esse tipo de prática e não autorizei ninguém da minha equipe a fazer isso no dia", garantiu o assessor parlamentar. "Eu tinha grandes chances de ser eleito. Não faria nada de errado para perder a possibilidade de assumir uma cadeira", reiterou o ex-secretário, que lançou candidatura com bênção do ex-prefeito Leonel Damo. Bertucci recebeu 1.892 votos e ficou como segundo suplente do PV.

O político foi condenado a um ano de detenção, em regime aberto, e que poderá ser abatido com pena alternativa. O juiz eleitoral Rafael Carvalho de Sá Roriz determinou que o peemedebista preste serviços comunitários. Uma hora de atividade diária reduzirá um dia da pena aplicada.

Bertucci afirmou que já faz ações sociais por ser assessor parlamentar de Vanessa. "Sempre realizei trabalhos sociais para comunidade e vou continuar fazendo isso. Auxiliamos diversas pessoas na periferia de Mauá. Só que não vou aceitar nada de forma obrigatória, muito menos corretiva, porque sei que não fiz nada errado".

Segundo o ex-secretário, a Promotoria de Justiça de Mauá tentou fechar acordo para encerrar a ação. Bertucci disse que sugeriram trocar a pena por crime eleitoral por doação de cestas básicas, porém sua defesa rejeitou a hipótese por não concordar com a investigação de boca de urna.

O juiz eleitoral Rafael Carvalho de Sá Roriz também condenou Norberto Barbosa de Souza, coordenador de campanha de Bertucci e que hoje trabalha no escritório político que Vanessa Damo mantém em Mauá. Souza terá de prestar um ano de serviços comunitários e pagar multa de R$ 10 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;