Cena Política Titulo
O teste das urnas
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
24/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Na segunda quinzena de novembro, as seccionais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) fazem eleição para definir seus novos presidentes. Em muitas delas, o pleito estará diretamente ligado ao cenário eleitoral de 2016, com vistas às prefeituras. Uma das secções onde os olhares estrarão mais atentos é a de Santo André. O atual mandatário da entidade, Fábio Picarelli, tentará fazer seu sucessor. Ele apoia Roberto Gonçalves contra duas candidaturas de oposição: Manoel Alcides Nogueira de Sousa e Ricardo Cunha. Será o primeiro teste de Picarelli depois de atuar mais efetivamente na política local. Ele pretende encabeçar chapa na disputa pelo Paço ano que vem. Mas, primeiro, terá de fazer bonito na eleição da OAB. Concomitantemente, terá de ajudar Marcos da Costa a se reeleger comandante da OAB de São Paulo. Picarelli faz parte da chapa, como conselheiro. E, posteriormente, terá de se dedicar à eleição municipal. O advogado ainda tem de definir por qual partido vai concorrer. Está muito próximo do DEM, mas recentes publicações dele nas redes sociais, como foto com o senador tucano Aécio Neves, mostram sua simpatia pelo PSDB. O tucanato andreense, no entanto, já está com projeto estabelecido, com o ex-vereador e ex-secretário de Obras Paulinho Serra à frente do processo. Resta saber as reais intenções de Picarelli na corrida pelo Paço. Dizem as más línguas que ele já dá sinais de desistência, admitindo que seu potencial eleitoral não é tão expressivo.

Ciumeira
Marcelo Sarandi (PT) é assessor de gabinete do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT). Comentários no corredor do Paço dão conta de que ele será candidato a vereador, com dedicação do chefe do Executivo para elegê-lo. Sarandi, que veio do Interior para atuar na cidade, tem andado com Donisete nas agendas, como vistorias a projetos e obras e inaugurações. O plano inicial era dar atenção especial à candidatura à Câmara de Edilson de Paula (PT), secretário de Governo. Mas pegou mal ter um comandante de Pasta como preferido do prefeito. Não vai demorar muito para que o ciúme sobre Sarandi venha à tona. Ou alguém tem dúvida?

Agora não
Novo coordenador do PSB de Diadema, Cláudio Valverde deu indícios de que a sigla pode não caminhar com o projeto de reeleição do prefeito Lauro Michels (PV). O dirigente minimizou a possível entrada do secretário de Educação e primo do chefe do Executivo, Marcos Michels (PV), nas fileiras socialistas. A troca do PV para o PSB seria justamente para atrair o partido para o arco de aliança governista. Porém, Valverde diz que Lauro não irá pautar a condução do PSB. Será?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;