Internacional Titulo
Ciclone destrói pelo menos duas vilas no Pacífico Sul
Do Diário OnLine
02/01/2003 | 09:38
Compartilhar notícia


Um ciclone que devastou ilhas do Pacífico Sul destruiu completamente pelo menos duas vilas.

Segundo a Reuters, as ilhas Salomão ficaram sem comunicação desde que o ciclone Zoe atingiu a área no domingo, com ventos de 300 quilômetros por hora.

Martin Karani, do centro de desastres das ilhas, disse que fotos aéreas tiradas do avião mostraram que as vilas de Ravenga e Namo, na ilha de Tikopia, foram totalmente aniquiladas. Duas ilhas, Tikopia e Anuta, foram as mais afetadas pelo ciclone. "Cerca de 3.700 pessoas podem ter sido afetadas pela tempestade".

"Tudo o que sobrou foi o tronco pelado dos coqueiros, com areia até o meio das árvores. Não havia nem sinal das casas", disse Karani à Reuters. "Não podemos dizer agora o que aconteceu com as 700 pessoas que viviam nas duas vilas. Apenas esperamos que elas tenham conseguido escapar a tempo."

As ilhas mais isoladas ficam ao largo das Ilhas Salomão. Uma disputa com a tripulação de um barco de patrulha das Ilhas Salomão envolvendo o não-pagamento de salários interrompeu a saída da embarcação que levava os suprimentos de emergência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;