Internacional Titulo
Pyongyang diz ter encerrado recuperação de combustível nuclear
Da AFP
13/07/2003 | 10:38
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte informou aos Estados Unidos que terminou a recuperação de barras de combustível irradiado para extrair plutônio com o objetivo de fabricar armas nucleares, informou neste domingo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Diplomatas da Coréia do Norte para as Nações Unidas informaram a autoridades do Departamento de Estado na semana passada em Nova York que o processo foi finalizado no dia 30 de junho, segundo a agência.

Os norte-coreanos também disseram que Pyongyang quer dar início à construção de novos reatores em sua planta nuclear de Yongbyon (norte de Pyongyang), que tinha sido paralisada segundo o acordo de 1994 com os Estados Unidos, que caducou devido à crise causada pelas ambições nucleares da Coréia do Norte.

O chefe dos serviços secretos da Coréia do Sul, Ko Young Koo, declarou na semana passada que o regime de Pyongyang começou a recuperar combustível irradiado, um programa que permitiria produzir suficiente plutônio para fabricar uma dezena de bombas atômicas.

Ko Young Koo acrescentou que Pyongyang realizou 70 testes de explosivos destinados a aperfeiçoar armas nucleares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;