Fechar
Publicidade

Sábado, 29 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Ourinhos FC, uma história em construção


Ademir Medici

21/10/2015 | 07:00


As várias periferias outrora distantes do Centro de Santo André se transformaram em cidades. Acompanhem o eixo da Rua Carijós. Os bairros ali abertos completam 30, 40, 50 anos de uma nova Santo André. Florescem comunidades, com seus conjuntos habitacionais, pequenas e médias empresas, igrejas – das mais variadas religiões – e campos de futebol.

O campo do Ourinhos FC é um dos estádios distritais da cidade. E tem uma história a ser escrita e melhor delineada.

No distintivo do clube, um ano: 1970. E uma torre de eletricidade, já que várias cadeias de iluminação cortam a área do Jardim Progresso, Vila Linda, Jardim Alvorada, Jardim do Estádio.

Francisco Prudenciano, o Jacaré, zelador do estádio do Ourinhos, vive nesta área desde 1965, quando seus pais trocaram a dureza da roça da cidade de Estrela do Oeste por Santo André: "Aqui só tinha barrocas, montanhas e chácaras de japoneses, com uma casa aqui, outra a dois quilômetros, outra mais longe ainda".

UM LIXÃO

A área do campo de futebol era usada como aterro sanitário, um dos lixões de Santo André, até que em sua segunda administração (1983 a 1988) o prefeito Newton Brandão construiu o campo, em atendimento a pedido do vereador (e futebolista) Norberto Fernandes.

Primeira dúvida: a data da inauguração do campo? O que se sabe é que Edson Cury, o Bolinha do Canal 13, TV Bandeirantes, esteve presente, ele que chegou a ser repórter esportivo.

Em torno do campo, os conjuntos habitacionais no lugar das barrocas. Jacaré participou da construção, colocando pias, pisos e forrações em casas e sobradinhos. E jogando futebol: foi ponta-direita do Bate Fácil.

Hoje, como zelador do clube, Jacaré guarda parte da memória do Ourinhos, álbuns de fotos que precisam ser datadas e identificadas.

UM NOME

Odalicio Alves da Silva, um dos fundadores do Ourinhos FC, falecido há quatro anos e nome de uma praça pública na área de Vila Linda.

Registros

(Fonte: Banco de Dados)

- O Ourinhos renasceu em 1970, mas já existia antes. O jornalista Divanei Guazzelli conta que o clube foi uma das seis entidades que se fundiram em novembro de 1969 para a formação da Sajea (Sociedade Amigos do Jardim do Estádio e Adjacências). No ano seguinte, o ressurgimento.

- Aqui, a segunda dúvida: identificar o período da primeira fase do Ourinhos FC.

- Num outro momento, 1997, o Ourinhos vivia momentos delicados, conforme reportagem do jornalista Edélcio Cândido. Seu estádio carecia de manutenção, com traves enferrujadas, alambrado caído e vestiários sem limpeza e água quente nos chuveiros.

- Hoje ali está o campo, de terrão, alambrados, bar e vestiários com a galeria de taças e troféus. Rapaziada nova à frente. Estádio distrital que recebe jogos de várias divisões do futebol amador de Santo André. E o sonho de ganhar um gramado sintético - e aqui fica mais uma sugestão ao prefeito Carlos Grana.

Galeria

Taças e troféus do Ourinhos FC multiplicam-se, tomam prateleiras do bar e dos vestiários. Mauricio Silva reproduziu algumas, apontadas pelo clube como as mais significativas.

Em 21 de outubro de...

1812 – Criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em São Bernardo, que abrangia todo o Grande ABC.

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Protesto na Suíça contra a violação do seu território por um aviador alemão.’

1930 – Prefeitura de São Bernardo abre concorrência pública para o fornecimento de alimentação aos presos pobres em 1931.

- Revolução em marcha: São Paulo organiza o Batalhão de Caçadores Paulistas, com sede na Praça da Sé. Em várias partes do País prosseguiam os embates entre as forças legalistas (que defendiam a República Velha e o poder dominante) e os rebeldes.

Santos do Dia

- Santa Úrsula e companheiras. A Igreja registra a morte da jovem Úrsula em 21 de outubro do ano 83. De origem real inglesa, ela dedicou a vida a Jesus Cristo. Numa viagem de navio, com 11 meninas prometidas a soldados do rei com quem se casaria, foram presas e mortas.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Celina

- Dásio

Hoje

- Dia Nacional da Valorização da Família

- Dia do Contato Publicitário 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;