Setecidades Titulo São Caetano
Caminhada Outubro Rosa reúne 3.000 pessoas em São Caetano
Arthur Gandini
especial para o Diário
19/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 3.000 pessoas participaram ontem de mais uma edição da Caminhada Outubro Rosa em São Caetano pela prevenção do câncer de mama. O evento foi promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade da cidade.

A concentração ocorreu às 9h em frente ao ao Cise (Centro Integrado de Saúde e Educação) João Castaldelli. Foram distribuídas camisetas e bexigas cor de rosa aos participantes, chamando a atenção para a necessidade do autoexame para o diagnóstico precoce da doença.

Dois médicos do Cise ficaram disponíveis para atender o público durante a ação. “Uma caminhada sem o exame não teria significado”, destacou a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Marlene Santos.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama da cidade Graça Pinheiro, é importante trabalhar pela conscientização das pessoas. “Não depende apenas do poder público. As pessoas precisam ser alertadas e quererem buscar a prevenção.”

Já o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) alertou para a necessidade da conscientização também dos homens. “A cultura popular acha que só mulheres podem contrair o câncer, mas os homens também têm chances de ter câncer. É mais raro, pois eles têm menos glândulas”, observou o chefe do executivo.

Para a comerciante Andreia Soares, 39 anos, é preciso falar mais sobre a doença. “É um mal que atinge muitas mulheres e pouco se divulga, só quando tem a campanha”, criticou.

Antes da caminhada, o prefeito realizou a entrega de 11 ambulâncias para o município. A iniciativa integra o Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro, pacote com 12 ações na área, que prevê a modernização do sistema municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;