Diarinho Titulo Mão na massa
Pequenos talentos na cozinha

Meninos e meninas aproveitam aulas de gastronomia para aprender diversos pratos

Por Tauana Marim e Leonardo Santos
18/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Colheres, tábuas, recipientes a postos. É hora de cozinhar! As mãos de Fernanda Lopes Claudio, 7 anos, de São Bernardo, já são capazes de preparar receitas incríveis. Ela e a irmã gêmea, Flávia, frequentam as aulas de culinária na escola Sabor & Saber, na cidade onde moram. “Ganhamos o curso do nosso avô, que já teve uma padaria. Como gostamos de cozinhar, a ideia foi  aprender mais e, futuramente, abrir uma confeitaria como ele. Foi o que combinamos”, conta.

Após quase um ano de aulas, as duas já conseguem surpreender em casa. Elas preparam saladas, sucos naturais e sobremesa.  Flávia conta o que já aprendeu. “Descanço, ralo e pico os alimentos. Tudo isso sem me machucar”, diz orgulhosa.  

Com habilidades na cozinha, Monique Paola Horio Medina, 8, entrou para o curso para aprimorar o que já sabe. “Adoro fazer doces. Faço creme brûlée, banana flambada, cupcake, brigadeiro e, de salgado, já fiz risoto de pato.” Ela vai acompanhada pela irmã de 11 anos, Verônica. “Sempre gostamos de ajudar na cozinha e agora queremos aprender de verdade. Fazemos como hobby.” 

Inspirado em grandes, nos participantes dos realitys de culinária da TV e na tia cozinheira, Leonardo Minami Scherk, 11, coloca as mãos na massa. “Teve um dia que vi na televisão uma receita de nhoque de batatas com cogumelos. Fiz minha mãe ir até um supermercado 24 horas, porque já era de madrugada. Deu certo.” A partir daí, o garoto não parou mais. “Gosto de vir porque aprendo desde as coisas mais fáceis até as mais complexas.”

Gabriel Toneto Paniagua, 9, também de São Bernardo, se inspirou na mãe. “Entrei no Sabor & Saber no mês passado. Sempre 

observei minha mãe cozinhar e foi assim que fiz minha primeira torta salgada sozinho. Foi um sucesso. Na escola, aprendi a fazer broa de milho e pão pita.”

Além das receitas e técnicas culinárias, os pequenos também aprendem modos à mesa e matérias como Geografia, História e sustentabiliade, já que experimentam pratos típicos de várias regiões brasileiras. 

Experiência

A origem italiana do andreense Giovanni De Gennaro Rocha, 8, foi um dos motivos para que se apaixonasse por cozinhar. “Com 4 anos eu via meu avô fazendo massas e aquilo me deu vontade de aprender”, conta o menino. “Gosto de fazer espaguete e pastéis e todo mundo adora.” O garoto confessa que prefere relaxar no universo gastronômico do que brincar com os amigos do prédio.

Giovanni divide as aulas na Iga Brasil – Escola de Gastronomia e Culinária, em Santo André, com Maria Eduarda Marchi, 8. A menina começou a cozinhar com 5 anos e queria fazer as receitas sem ajuda dos outros. “Agora eu corto legumes, vegetais e carne sozinha, porque já aprendi o jeito certo e criei confiança.” Maria Eduarda revela seu grande objetivo: “Ainda farei o risoto de manga com queijo tão gostoso quanto do meu pai”.

Programas de TV ensinam culinária para as crianças

Para quem gosta de cozinhar, há alguns programas que aproveitam o talento das crianças para chamar a atenção do público de todas as idades. O sucesso da versão com adultos fez com que a TV Bandeirantes apostasse no MasterChef Júnior, que estreia na terça-feira, a partir das 22h30. O reality show mostrará, em nove episódios, candidatos com idades entre 9 e 13 anos. Vinte crianças estão na disputa sob o olhar atento dos chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. 

Neste mês, desde o dia 5, o canal Nickelodeon colocou em sua programação o Cozinhadinho, com a nutricionista Andréa Santa Rosa Garcia, que conta com a ajuda de quatro crianças, com idades entre 8 e 10 anos, para preparar pratos saudáveis. A primeira temporada vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 13h.

No Gloob, o trio de cozinheiros Drico, Lara e Thiago coloca a mão na massa a cada episódio. A ideia da atração é usar receitas que parecem bem gostosas para ensinar a importância dos alimentos nas nossas vidas e suas origens. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 12h45. 

Outro canal pago que traz experiências dos pequenos na cozinha é o GNT, com o Que Marravilha! Chefinhos (quinta-feira, às 21h), comandado pelo chef Claude Troisgros. Os mini chefs têm entre 9 e 15 anos e muito talento na cozinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;