Cidade descarta possibilidade de receber a Olimpíada Caipira, mas Estado não confirma
São Bernardo não deve receber os Jogos Abertos do Interior em 2015. A cidade já não trabalha com a hipótese de sediar a competição alegando problemas na esfera estadual, apesar de o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, Jean Madeira (PRB), não descartar a oficialmente a possibilidade. Segundo apuração do Diário, Barretos é a principal candidata a sede, mas ainda não há definição de datas.
A equipe apurou que o imbróglio envolve a questão da liberação de escolas, que, na competição, servem de alojamento das delegações, pela Secretaria da Educação do Estado, comandada por Herman Voorwald. A resistência da Pasta se deve à necessidade de reposição de aulas devido à greve de professores que afetou parte dos estabelecimentos de ensino estaduais por 92 dias – a mais longa da história, superando paralisação de 1989, quando a categoria parou por 80 dias e o Estado não conseguiu realizar a Olimpíada Caipira pela única vez em 79 anos.
A indefinição irritou São Bernardo porque a cidade se prontificou a receber o evento com a desistência de São José dos Campos, que alegou não ter condições financeiras, e de Ribeirão Preto, impedida por ação civil pública de utilizar escolas para alojar os atletas.
“Em São Bernardo não vai ser. A cidade fez de tudo para ser parceira do Estado, que não fez o seu papel. Fica transferindo a responsabilidade de uma secretaria para outra. O município tentou ajudar”, alegou José Luís Ferrarezi (PT), presidente da Câmara dos Vereadores e ex-secretário de Esportes e Lazer do município.
Pelo lado estadual, Madeira não admite terceira mudança de planos, mas garante que a competição vai acontecer em 2015. “As secretarias estaduais estão tentando viabilizar (os Jogos). O governador se posicionou a favor e vamos tentar executar. Agradeço o carinho e a prontidão de São Bernardo em receber o evento”, disse. “Estamos buscando solução e fazendo de tudo para não cancelar os Jogos”, afirmou ele, que deu até segunda-feira para bater o martelo sobre a questão.
JUDÔ
Ontem, foi inaugurado em São Bernardo centro de formação esportiva de judô no Crec (Centro Recreativo, Esportivo e Cultural) Odemir Furlan, conhecido como Baetinha, que atenderá 50 crianças.
O projeto é parceria da Prefeitura, que cedeu o local, com o Estado, que repassou R$ 593 mil para obras, e a FPJ (Federação Paulista de Judô), que avaliza as aulas. “O esporte traz valores e princípios que formam a base para que a criança cresça e se torne um cidadão de bem”, disse Madeira, que é faixa preta e ex-atleta da modalidade.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.