Política Titulo Santo André
Sem descartar composição, Campos lança Zacarias ao Paço de Sto.André

Presidente do diretório estadual da sigla manifesta pela primeira vez apoio por pré-campanha própria; concorrentes compareceram no evento

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
26/09/2015 | 07:02
Compartilhar notícia
Ricardo Trida


O presidente paulista do PTB, deputado Campos Machado, lançou ontem a pré-candidatura do vereador Luiz Zacarias à Prefeitura de Santo André. Sem descartar composição, o dirigente estadual sustentou, em evento na Câmara andreense, que apresentar “projeto próprio a 2016 é hoje a possibilidade mais concreta”. “Eu, particularmente, gostaria que tivesse candidato aqui”. Essa foi a primeira declaração de apoio público firmada pela principal liderança da sigla em São Paulo. Cerca de 300 pessoas acompanharam o ato, incluindo outros pré-postulantes ao Paço, como Paulinho Serra (PSDB), Ailton Lima (SD), Nilson Bonome (PMDB) e Fábio Picarelli, próximo de filiar-se ao DEM.

A fala era aguardada com expectativa, principalmente pela executiva municipal, que esperava esse pontapé inicial do comandante para dar largada ao plano local. A presença de diversos ‘concorrentes’ à disputa majoritária, no entanto, manteve a margem de que a maioria dos pleiteantes nutre esperança em contar com o PTB na dobrada, tendo o próprio Zacarias como número dois na chapa, de puxador de voto e inserção na periferia. “Ninguém é candidato a vice. Ele (Zacarias) pode no curso (do processo) ser um vice, mas hoje é pré-candidato a prefeito. Se porventura entenderem que possa haver outro caminho vou respeitá-los. Repito. Só não há única possibilidade: apoiar o ex-prefeito (Aidan Ravin, PSB)”, frisou Campos.

No quinto mandato no Legislativo, Zacarias afirmou que o partido “não pode esmorecer na cidade”. O vereador relembrou que a legenda tem forte histórico político-eleitoral, com três vitórias na concorrência pelo poder municipal, ficando atrás apenas do PT, que tem cinco êxitos na empreitada. “Tem de lançar candidatura própria. Não podemos ficar sem (nome no páreo). Sempre teve e não é agora que vai deixar de ter. Alguns falam que o Zacarias é fumaça. Isso não existe”, disse o parlamentar. Ele recebeu adesão da comissão local e dos demais colegas de Casa para entrar na corrida sucessória de Carlos Grana (PT).

Mandatária do PTB em Santo André, a ex-vice-prefeita Dinah Zekcer se mostrou entusiasmada com o posicionamento do presidente – Campos reiterou, na atividade, que a municipal terá autonomia para dar os encaminhamentos para a campanha. “Ele (comandante da estadual) reafirmou que podemos decidir na cidade. Estávamos preocupados. Sabemos que será caminhada difícil, mas vamos trabalhar pelo nosso projeto”, mencionou. Questionada sobre eventuais alianças, a dirigente citou que a ideia é fazer parceria com siglas que atuem “de forma parecida”. “Fica mais complicado com partidos opostos”. O PT tenta acordo dentro do projeto de reeleição de Grana.

SONHO
No fim do encontro, Campos pediu a todos os presentes no plenário darem as mãos. Segundo o presidente, a proposta era formar corrente para “acreditar no sonho” com o nome de Zacarias, plantado ontem no município. “Ele tem cara, jeito e cheiro de povo”, pontuou o deputado, durante o evento, que serviu oficialmente para apresentar os pleiteantes à vereança na região. Até então, a pré-candidatura do vereador ao Paço era vista com reticência no meio político. O dirigente alegou que os adversários também poderiam a partir de agora ser cogitados na chapa do PTB, indicando vice.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;