Setecidades Titulo Santo André
Alunos abordam fatores históricos e estruturais para entender crise hídrica

Estudantes do Sesi São Caetano utilizam pesquisa para produzir textos

Nelson Donato
especial para o Diário
15/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Na reta final da nona edição do Desafio de Redação do Diário, que tem como tema Torneira Aberta é a Gota D’Água. Chega de Desperdício!, alunos do Sesi (Serviço Social da Indústria) de São Caetano dissertaram sobre fatores históricos e estruturais que também influenciam a crise hídrica vivenciada pelo Estado de São Paulo.

Para entender melhor o problema, os estudantes da instituição realizaram trabalho de pesquisa em busca de diferencias que possam lhes render o prêmio de melhor redação. O aluno do 3º ano do Ensino Médio Fernando Henrique Fregate, 17 anos, dissertou sobre as raízes do desperdício “É uma questão cultural, nunca tivemos que poupar água no Brasil. Na Europa, as pessoas passaram por muitas guerras e sabem da importância de economizar em tempo difíceis.” O estudante também abordou as razões climáticas em seu texto. “Pesquisei e achei informações sobre a periodicidade de crises assim, elas são cíclicas.”

O também discente do Ensino Médio Gustavo Coelho de Aragão, 17, apontou a infraestrutura muitas vezes precária das tubulações como uma das principais responsáveis pela perda de água. “Muito se fala sobre o desperdício domiciliar, porém, grande parte do líquido é perdida até chegar às residências. Nos Brasil cerca de 40% da água vai embora por causa de vazamentos nas tubulações. É um número muito alto quando comparado a países como a Alemanha, onde o desperdício é de apenas 9%.”

A coordenadora do Sesi, Maria Cristina Cuccurullo, ressalta a importância de conscientizar as crianças e jovens sobre a economia do recurso natural. “É vital, pois elas levam o que aprendem na escola para as suas casas e famílias. É o nosso principal objetivo. Os alunos também fizeram projetos sobre o desperdício de água e alimentos”. Para a educadora, o concurso literário é um grande estímulo para os estudantes. “Eles (alunos) têm que pesquisar sobre o assunto e, consequentemente, refletem mais sobre o que estão fazendo para amenizar o problema.”

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário em parceria com a USCS e apoio da Ecovias e Sabesp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;