Economia Titulo Em análise
Volkswagen segue negociando adoção de proteção ao emprego
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
12/09/2015 | 07:15
Compartilhar notícia


A direção da Volkswagen teve ontem mais uma reunião com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, para discutir detalhes da adoção do PPE (Programa de Proteção ao Emprego) na fábrica de São Bernardo. Nessa unidade fabril, são cerca de 11,8 mil funcionários. As negociações prosseguem na segunda-feira, segundo o sindicato.

O PPE permite reduzir em até 30% a jornada de trabalho e os salários – sendo que a metade da redução é complementada com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) por seis meses, prorrogáveis por mais seis, com estabilidade por esse período mais um terço. Circulam rumores na fábrica de que a diminuição deverá ficar em 20%, como ocorreu no caso da Mercedes-Benz, que já fechou acordo com a entidade sindical para a implantação do programa, com a aprovação pelos empregados em assembleia.

Assim como o restante do mercado automotivo, a companhia registra forte queda nas vendas neste ano. De janeiro a agosto, a redução chega a 34% no caso da comercialização dos automóveis novos da marca na comparação com igual período de 2014. Em picapes, a queda é um pouco menor: 21,3%. A Volks ainda está com 2.570 empregados em lay-off (suspensão temporária de contratos), até novembro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;