Setecidades Titulo Santo André
Estudantes fazem abaixo-assinado por reforma de quadra

Espaço destinado a aulas práticas de Educação Física em escola da Vl.João Ramalho foi fechado pela diretoria por apresentar problemas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
12/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Estudantes da EE Professor Waldomiro Guimarães, na Vila João Ramalho, em Santo André, reivindicam a reforma e reabertura da quadra de esportes do espaço, interditada há cerca de três meses. A área, destinada às aulas práticas de Educação Física e também aos treinamentos da equipe de basquete da unidade de ensino, foi fechada pela direção por apresentar problemas na estrutura física.

A quadra tem telhado com buracos e telhas soltas, além das traves dos gols enferrujadas, grades abertas e mato bastante alto no entorno. O aluno do 3º ano do Ensino Médio Anderson Godoy dos Santos, 17 anos, destaca que o problema persiste há alguns anos, mas só após estudantes organizarem abaixo-assinado pedindo providências é que o espaço foi definitivamente fechado. “Nas aulas de Educação Física ficamos na sala fazendo atividades na apostila ou no pátio”, afirma.

Para a também aluna do 3º ano do Ensino Médio Letícia Oliveira, 17, a interdição do espaço prejudica diretamente o time de basquete da escola. “A gente treinava três vezes por semana para as competições, mas agora só pratica quando consegue vaga na quadra do parque que tem aqui perto”, lamenta.

Segundo a jovem, a oferta da área é direito dos estudantes. “Sei que estamos na rede pública e que faltam recursos, mas a quadra era a única coisa que a gente tinha e agora nem isso. Já não temos laboratórios de Ciências e uma biblioteca adequada. Faltam estímulos para quem está aqui”, ressalta.

Por meio de nota, a secretaria da Educação do Estado, via Diretoria Regional de Ensino de Santo André, informou que uma equipe de técnicos da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão responsável pela elaboração e vistoria das obras nas escolas, verificará a situação da quadra da unidade de ensino em questão. Conforme a Pasta, as aulas de Educação Física, que, seguindo as diretrizes curriculares, devem ser práticas, teóricas e ministradas em ambientes além da quadra, continuam ocorrendo.

Em relação ao corte de mato, o Estado destacou que já estava programado para ser realizado neste mês. O processo de contratação da empresa prestadora do serviço está sendo finalizado e, com isso, a poda está prevista para ser iniciada na próxima semana. A secretaria da Educação observou ainda que nos últimos dois anos foram investidos R$ 118,1 mil em reforma e manutenção na unidade de ensino. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;