Setecidades Titulo
Banco barra homem com sapatos de bico de aço
Por Gabriel Batista
Do Diário do Grande ABC
02/11/2004 | 09:24
Compartilhar notícia


Um par de sapatos com os bicos de aço foi o suficiente para que o empreiteiro Valter Pereira Freitas, de 51 anos, fosse impedido de entrar na agência bancária do HSBC, na avenida dom Pedro II, no bairro Jardim, em Santo André. Freitas usa o sapato no trabalho e foi à agência nesta segunda, por volta das 10h30, para descontar um cheque de R$ 228 de um cliente. Ele teve de esperar do lado de fora enquanto um funcionário do banco recolheu o cheque e seus documentos para fazer a operação dentro da agência.

A assessoria de imprensa do HSBC informou que é proibida a entrada de alguém portando metal em qualquer agência do país para evitar riscos de assalto. Segundo Freitas, os funcionários da agência sabiam que o detector de metais da porta giratória do banco travou por causa do sapato de Freitas e, mesmo assim, não o deixaram entrar. "Me senti humilhado, nem consegui trabalhar direito depois de o pessoal no banco ficar me olhando desconfiado." Para demonstrar que não carregava arma alguma, o empreiteiro retirou dos bolsos tudo o que carregava: chaves do carro, telefone celular e a carteira. Chegou a sugerir tirar os sapatos. "O segurança perguntou se meu sapato era de bico de aço. Disse que sim, mas, mesmo assim, falou que não poderia entrar e que um funcionário me ajudaria."

"É um constrangimento ilegal, um crime de relação civil", disse o diretor do Procon de São Caetano, Vagner Otávio Barbato. Nesses casos, segundo ele, o usuário deve fazer um boletim de ocorrência na delegacia e procurar o Procon para mover uma ação de preservação de direitos contra o banco. "Tem de haver uma porta alternativa para o cliente entrar, todo usuário tem direito de livre acesso à agência."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;