Economia Titulo
Montadoras refazem projeções de produção para este ano
Por Das Agências
26/08/2001 | 20:39
Compartilhar notícia


A indústria automobilística, um dos termômetros da economia, está se rendendo aos sinais de enfraquecimento neste segundo semestre e refez suas projeções para este ano. As fábricas devem produzir cerca de 100 mil carros a menos que o inicialmente esperado, que era de 1,9 milhão de veículos. As vendas, antes previstas em 1,7 milhão de unidades, devem cair na mesma proporção. Apesar disso, nenhuma das grandes fabricantes fala em mexer no nível de emprego.

O setor emprega 95 mil trabalhadores e a maioria das empresas já deu férias coletivas. Mesmo que essas baixas se confirmem, os resultados deste ano ainda serão melhores que os de 2000, quando foram produzidos 1,68 milhão de veículos e as vendas internas somaram 1,48 milhão de unidades.

O reflexo dessa queda já chegou aos fabricantes de autopeças, que registraram redução nas encomendas e passaram a trabalhar com perspectiva de faturar 10% a menos em relação aos US$ 12,5 bilhões esperados. O presidente do Sindicato Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Sindipeças), Paulo Butori, diz que as empresas negociam com os trabalhadores a criação de banco de horas para evitar demissões. Mas avisa que, sem acordos não poderão “sustentar pessoas varrendo fábricas ou pintando paredes.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;