Internacional Titulo
Putin diz que perdoará americano espiao
Por Do Diário OnLine
09/12/2000 | 14:21
Compartilhar notícia


O presidente Vladimir Putin disse que vai perdoar o empresário norte-americano Edmond Pope, que foi julgado culpado por espionagem e senteciado a 20 anos de prisao na Rússia. Durante uma visita a instalaçoes industriais pela regiao dos Urais, Putin disse que deseja manter boas relaçoes com os Estados Unidos, que consideraram injusta a condenaçao e pediram sua rápida liberaçao.

Putin nao esclareceu quando Pope será libertado, mas disse que isso deve acontecer depois de 14 de dezembro. O chefe do estado russo disse que discutiu o caso com o presidente Bill Clinton, que expressou preocupaçao com a saúde de Pope.

Um tribunal moscovita sentenciou Pope, ex-oficial de inteligência do Exército dos Estados Unidos, a um a pena de máxima de 20 anos de prisao, depois de condená-lo para obter informaçao secreta sobre um torpedo. Pope alegou que nao estava espionando e que a informaçao considerada secreta pelos russos estava à disposiçao do público. O empresário dirige uma empresa especializada em tecnologia da informaçao.

A comissao presidencial que recomendou a libertaçao de Pope citou uma recente queda em sua saúde. Ele tem 54 anos e sofre de câncer ósseo. O norte-americano está preso há oito meses na prisao de Lefortovo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;