Nacional Titulo
Cresce número de mães entre 10 e 19 anos no país, revela IBGE
Por Do DiárioOnLine
Com Agências
06/05/2005 | 15:20
Compartilhar notícia


Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta sexta-feira revela um crescimento no número de mulheres entre 10 e 19 anos que se tornaram mães. O estudo, realizado em 2000, mostra que 38% das jovens nesta faixa etária já experimentaram a maternidade, número superior aos 32,5% verificados em 1991.

A média do primeiro filho das brasileiras passou dos 22 anos para 21,6 neste intervalo de tempo. O Estado com maior percentual de mães jovens é o Acre. Já Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Grande do Sul apresentaram as médias mais altas do país.

De acordo com a pesquisa, a renda familiar não altera o nível de maternidade entre garotas de 10 a 14 anos, porém a maioria delas tinha baixa escolaridade. Já as jovens de 15 a 19 anos com renda familiar em até três salários mínimos cursavam o ensino fundamental quando tiveram o primeiro filho e aquelas na mesma faixa etária com renda familiar superior a três salários mínimos tinham alto nível escolar.

O número de mulheres com mais de 40 anos que tiveram o primeiro filho também cresceu, passando de 7.142 em 1991 para 9.063 em 2000, o que representa um aumento de cerca de 27%. O perfil destas mulheres se destaca pela alto poder aquisitivo e elevada escolaridade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;