A ordem não foi relacionada diretamente à crise causada pela retomada do programa nuclear norte-coreano, mas ilustra as dificuldades dos Estados Unidos em manter um equilíbrio entre medidas no Iraque e Coréia do Norte em um período de tensão.
O Oitavo Exército americano em Seul declarou que o rodízio das tropas foi suspenso para manter os efetivos na Coréia do Sul paralelamente ao envio de homens ao Iraque e Afeganistão.
Atualmente, há cerca de 37 mil soldados americanos na Coréia do Sul, em estado de alerta desde dezembro, devido ao aumento da tensão na região. O comandante do Oitavo Exército, general Charles Campbell, declarou em um comunicado que a suspensão dos movimentos das tropas ajudaria os Estados Unidos a manter o nível das forças no Sul.
Segundo a imprensa, na semana passada, o comandante das forças americanas no Pacífico, almirante Thomas Fargo, pediu ao Pentágono que aumentasse o dispositivo militar na região para dissuadir qualquer tentativa norte-coreana de aproveitar a guerra entre Estados Unidos e Iraque.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.