Política Titulo Remanejamento
Adjunto de São Bernardo vai assumir a Saúde de Mauá

Luís Fernando Tofani substitui Célia Bortoletto, convidada por Haddad; há troca no Nardini

Raphael Rocha
Caio dos Reis
Especial para o Diário
20/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), perdeu oficialmente a secretária de Saúde, Célia Bortoletto, mas já anunciou sua substituta no governo. De saída para a gestão de Fernando Haddad (PT), na Capital, Célia cederá espaço para Luís Fernando Nogueira Tofani, atualmente adjunto da Pasta de Saúde em São Bernardo.

Donisete também teve de remanejar no Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini. Superintendente do complexo hospitalar, Morris Pimenta e Souza pediu desligamento do centro médico e dará lugar para José Alexandre Buso Weiller, até então secretário adjunto de Saúde. Morris deixa o Hospital Nardini por motivos particulares.

As alterações acontecem a um ano e quatro meses do fim da gestão Donisete, mas, segundo o secretário de Governo, Edílson de Paula (PT), a decisão por trazer figura técnica da Saúde para substituir Célia serve para não desestruturar os projetos em andamento.

“Quando se opta por um secretário político, fica mais difícil o dia a dia. Quando perdemos a Lumena (Furtado), acertamos em escolher a Célia, que deu andamento nos trabalhos e registrou avanços importantes. Há reclamação, evidentemente, mas o nível de reconhecimento à Saúde de Mauá aumentou muito”, justificou Edílson, relembrando a saída de Lumena Furtado do governo em janeiro de 2013 para o governo federal – ela acompanhou Arthur Chioro (PT), atual ministro da Saúde.

Tofani assumiu cargo de destaque na gestão de Luiz Marinho (PT), em São Bernardo, justamente na transição de trabalho de Lumena e Célia em Mauá. Chioro era secretário de Saúde de Marinho quando foi nomeado por Dilma. O prefeito petista decidiu promover a adjunta de Chioro à época, Odete Gialdi, que, por sua vez, indicou Tofani.

Hoje deve ocorrer reuniões de transição entre Célia e Tofani e também entre Morris e José Alexandre, para que não haja prejuízo nas ações. “O Luís Fernando é ligado ao ministro Arthur Chioro, entendedor como poucos do SUS (Sistema Único de Saúde). Tenho certeza que a cidade não sairá perdendo”, disse Edílson, relatando que as mudanças efetivamente serão feitas na segunda-feira, assim como o início do trabalho de Célia Bortoletto em São Paulo – ela vai trabalhar ao lado de Alexandre Padilha (PT), indicado por Haddad para substituir José de Filippi Júnior (PT) na Pasta de Saúde.


TROCAS
Com a saída de Célia Bortoletto, foi a nona troca desde o início da gestão de Donisete, há dois anos e meio. As Pastas de Saúde (Lumena Furtado), Meio Ambiente (Tânia Vieira), Administração (Mariângela Secchi Pereira), Segurança Alimentar (José Stella Júnior), Mobilidade (Paulo Eugenio), Chefia de Gabinete (Rômulo Fernandes), Assistência Social (Sônia Braga) e a autarquia Sama (Atila Jacomussi) tiveram os comandos alterados desde 2012.

Em alguns casos, as alterações se deram para abrir espaço para apoiadores. As mudanças fazem o prefeito mauaense ser o segundo do Grande ABC que mais mexeu no primeiro escalão – Paulo Pinheiro (PMDB), de São Caetano, foi o mais mudou, com 13 trocas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;