Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Avenida Lauro Gomes avança mais 2,9 km


Rita Camacho
Do Diário do Grande ABC

14/12/2004 | 09:01


A Prefeitura de São Bernardo libera nesta terça-feira ao tráfego de veículos mais 2,9 km de vias do complexo Lauro Gomes, que já tem 4,5 km na cidade e 1,2 km em Santo André. O novo viário vai facilitar especialmente a vida do motorista que tinha como única alternativa a avenida Senador Vergueiro.

O trecho mais longo é o de 1,7 km da avenida Lauro Gomes, de mão dupla, compreendido entre o hipermercado Carrefour e a avenida Pereira Barreto. Abre-se ao trânsito também 1,1 km da avenida Aldino Pinotti, que liga a Lauro Gomes aos fundos do Shopping Metrópole. A via opera com quatro pistas por sentido. A última novidade é a extensão em 100 m da Lauro Gomes sobre a Pereira Barreto, possibilitando ao motorista cruzar o corredor do trólebus e acessar a pista sentido Santo André sem precisar fazer retorno mais à frente, como era obrigatório até então. O conjunto de semáforos nessa transposição foi instalado nesta segunda, finalizando a obra que durou 15 dias e deixou ainda mais difícil o trânsito na Pereira Barreto.

Para dar um exemplo prático da facilidade que a obra proporciona, vale uma dica para quem está às voltas com as compras de final de ano. Se você está no Metrópole e precisa se deslocar ao Carrefour, saia do shopping pelo estacionamento da rua José Versolato (nos fundos) e siga direto pela Aldino Pinotti, que estará bem à sua frente. Quando esta terminar, entre à esquerda na Lauro Gomes e siga até o Carrefour (os fundos do supermercado estarão à sua esquerda). O percurso será mais rápido, pois na Lauro Gomes o motorista não enfrentará os problemas típicos da Vergueiro, que em vários pontos se estrangula devido às paradas de ônibus ou estacionamento irregular. Segundo o secretário de Obras, dois meses é o tempo médio necessário para que o trânsito se acostume à nova opção.

Arestas - Embora à primeira vista a obra impressione, o complexo é entregue com alguns detalhes ainda por fazer. O trecho da Lauro Gomes entre a Aldino Pinotti e a Pereira Barreto só terá iluminação pública no começo do ano que vem. Fica para 2005 também a finalização do canteiro central e calçamentos laterais da Aldino Pinotti. "As luminárias entre as pistas serão em estilo futurista, inspiradas naquelas que usamos na avenida Kennedy (corredor dos bares)", explica o secretário de Obras, Otávio Manente. Só depois de instalados os postes é que a Prefeitura poderá gramar os canteiros. Nas calçadas laterais, as luminárias de modelo padrão já estão em funcionamento, mas o calçamento deve ter um revestimento especial que será usado em grandes avenidas da cidade.

A sinalização de solo na pista da Aldino Pinotti sentido Lauro Gomes estava incompleta nesta segunda à tarde. A Prefeitura explica que naquele local não se poderá usar material termoplástico, mais resistente e eficiente, que está sendo aplicado no restante do complexo. Como aquele trecho da Aldino Pinotti é o novo sambódromo da cidade desde o último Carnaval, as faixas serão pintadas com tinta látex, mais fácil de remover antes dos desfiles. "Não faz sentido adiar a abertura das avenidas se as pistas estão prontas. O mais importante é liberar o viário e aliviar o trânsito", afirma o secretário de Obras para justificar a inauguração mesmo com detalhes a resolver.

Os trechos liberados nesta terça e mais os 300 m da rua José Versolato - ao lado do shopping - custaram R$ 50 milhões à Prefeitura e fazem parte da contrapartida obrigatória da administração para o fincanciamento de US$ 72 milhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) a um pacote de obras viárias na cidade a partir do próximo ano.

Pedestres - Enquanto o complexo viário promete ser uma felicidade para os motoristas, o pedestre não pode dizer o mesmo. Quem passa em frente ao número 1.300 no trecho da avenida já em funcionamento se depara (do lado direito) com uma pinguela que destoa de todo o resto. A ponte de madeira começa no Jardim Bom Pastor, em Santo André, passa por cima do ribeirão dos Meninos, e é finalizada por uma escadinha literalmente sobre a pista direita da Lauro Gomes, em São Bernardo. "Estou indo no Carrefour", afirma a dona de casa Solange de Souza, moradora do Bom Pastor, que atravessa a pista na primeira oportunidade que lhe parece segura. Semáforo e faixa de segurança estão bem longe dali e os carros trafegam em alta velocidade. Por enquanto, ponte de concreto para carros e pedestres só existe no papel e depende de acordo entre as duas prefeituras.

McDonald's - Para completar o complexo viário na parte que cabe a São Bernardo, a Prefeitura espera resolver duas pendências no início do próximo ano. A primeira é na Aldino Pinotti. A extensão em 200 m da avenida até a praça Samuel Sabatini, sobre o estacionamento do Shopping Metrópole, depende da boa vontade do McDonald's. A rede de lanchonetes tem loja desativada no local e negocia com o shopping outro espaço para realocá-la. Enquanto isso, a demolição do prédio permanece embargada. O Metrópole comprometeu-se com a Prefeitura resolver a questão até meados de janeiro. A outra pendência é uma ocupação irregular no terreno que será desapropriado pela Prefeitura para prolongar a Lauro Gomes em mais 100 m até a rua Tales dos Santos Freire, para melhorar o acesso ao bairro Baeta Neves. As cerca de 20 famílias só devem ser retiradas no início do ano que vem.

Santo André - O lado andreense da avenida Lauro Gomes ainda por fazer não tem cronograma definido. Para executar as pistas, canalizar o córrego Taioca, que margeia parte da avenida, e fazer remoção de família ou urbanizar de núcleos habitacionais no caminho das obras, a Prefeitura de Santo André aguarda aprovação de financiamento. O pedido enviado no início deste ano está em fase de análise no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O projeto original do complexo viário Lauro Gomes foi firmado entre as prefeituras de São Bernardo e Santo André em 1963.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;