Setecidades Titulo
Identificado carrapato que mata
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
04/08/2005 | 08:19
Compartilhar notícia


O DVS (Departamento de Vigilância à Saúde) de Santo André informou nesta quarta que são carrapatos-estrela os insetos encontrados terça-feira em dois cachorros da família da estudante Juliana Finotti de Oliveira, 24 anos, moradora do bairro Clube de Campo, morta no último sábado. Os aracnídeos foram enviados nesta quarta à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado. O resultado dos exames, segundo a Prefeitura, devem sair sexta. O carrapato-estrela, cientificamente conhecido como Amblyomma cajennense, vetor da bactéria Rickettsia rickettisii, causadora da febre maculosa. No ano passado, três pessoas morreram por causa da doença no Jardim Primavera, em Mauá.

A morte de Juliana continua sem esclarecimento. Partes de órgãos da estudante foram retirados para exame detalhado. O resultado deve sair em 30 dias. O laudo necroscópico indicou a suspeita de pelo menos quatro doenças: meningite, leptospirose, dengue e febre maculosa.

No início da tarde desta quarta, a Vigilância Sanitária retornou à casa da estudante morta e levou os quatro cachorros da família. Nenhum rato foi capturado nas ratoeiras espalhadas no quintal na terça.

Os dois vizinhos da estudante, Fabrício Bento dos Santos e Maria Célia Marinho, foram internados na terça-feira no Centro Hospitalar Municipal. Nesta quarta, ambos tiveram o líquor retirado da medula. O exame, feito nos casos de suspeita de meningite, não detectou a doença. Segundo a Prefeitura, até as 19h desta quarta os sinais vitais dos dois eram considerados normais. Santos e Maria Célia deixaram nesta quarta mesmo a ala de isolamento do hospital e foram transferidos para a enfermaria. Devem receber alta nesta quinta.

Nesta quarta pela manhã, no mesmo bairro, a dona-de-casa Joraci Rocha Andrade, 52 anos, encontrou um carrapato na cabeça do filho, Márcio Henrique Bandeira de Souza, 11 anos, no momento em que o penteava para mandá-lo à escola. A mãe disse que capturou o inseto e o enviou em um recipiente de vidro à UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro. O aracnídeo foi encaminhado à Vigilância Sanitária e também será examinado, segundo a Prefeitura.

Levado pela mãe ao Hospital Beneficência Portuguesa, no centro da cidade, o garoto foi submetido a um hemograma. “O resultado do exame não apontou qualquer alteração, mas o médico pediu para observarmos se Márcio terá febre ou diarréia nas próximas horas. Estamos apavorados. Já morreu essa moça (Juliana). Agora surgem esses bichos.”

Apreensiva, a comunidade local cobra uma postura mais atuante da Vigilância Sanitária no bairro. “Deviam promover palestras nas escolas, reunir uma comissão de moradores para nos orientar e fazer campanhas de esclarecimento. Muitas pessoas não cuidam de seus animais. Há muito cachorro e cavalo soltos pelas ruas. Eles entram no mato e voltam com os carrapatos”, afirmou a dona-de-casa Ivone Emília Maria Manzoni, 47 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;