Setecidades Titulo
São Bernardo lança Cartão Legal
Por André Vieira
Do Diário do Grande ABC
29/05/2010 | 08:25
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo lançou ontem o Cartão Legal. O sistema é semelhante ao Bilhete Único utilizado pelos passageiros do transporte público na Capital e começará funcionar em todos os ônibus municipais a partir de agosto.

O modelo de bilhetagem eletrônica e integração tarifária será formado por nove cartões, um para cada tipo de público. Como na Capital, o serviço permitirá aos usuários fazer mais de uma viagem pagando uma única tarifa (R$ 2,50).

O passageiro que utilizar o Cartão Legal poderá, nos dias úteis, embarcar em mais de uma linha no período de 90 minutos. Aos sábados, domingos e feriados, as transferências poderão ser realizadas no intervalo de 120 minutos - mas só valem para as viagens de ida, a volta será tarifada.

Segundo a secretária de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Veras, os períodos estipulados são suficientes e foram calculados de acordo com o tempo médio das linhas e da espera nos pontos de ônibus.

O prefeito Luiz Marinho (PT) declarou que a próxima etapa é negociar junto ao governo estadual a possibilidade de estender o serviço do Cartão Legal também para as linhas intermunicipais e outros sistemas de transportes.

Na avaliação do diretor-superintendente da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), Marcos Bicalho, essa deverá ser uma tarefa mais difícil.

"É uma meta importante, mas São Bernardo não tem o mesmo apelo que a Capital, que conseguiu integrar o Bilhete Único ao Metrô e à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)."

Idealizador do projeto do Bilhete Único da Capital, em funcionamento desde 2004, o hoje deputado federal Carlos Zarattini (PT) contou que conversou sobre a exportação do modelo com Luiz Marinho.

"Evidente que todo início pode gerar problemas, mas o importante é que a população sinta claramente o benefício: realizar mais viagens com uma única tarifa e agilizar o deslocamento pela cidade", afirmou.

Cadastro - O registro dos passageiros interessados em utilizar o Cartão Legal começará na segunda quinzena de junho. O atendimento será prestado na Rua Marechal Deodoro, no Centro.

Cada um nove modelos terá cor diferente e calendário particular de cadastro. Além de apresentar o Cartão Legal, idosos e estudantes deverão validar o serviço com a identificação da impressão digital.

Os equipamentos para leitura das digitais, dos cartões e os moedeiros - que facilitarão o pagamento em dinheiro - estão sendo instalados nos 370 coletivos da SBCTrans, que calcula em R$ 12 milhões o investimento. A expectativa é de cadastrar 6.000 pessoas por mês. A primeira via do cartão é gratuita.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;