Setecidades Titulo Jardim Guarará
Alunos pedem troca de horário da merenda
Yago Delbuoni
Especial para o Diário
17/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Estudantes da EE Professora Clothilde Martins Zanei, no Jardim Guarará, em Santo André, reclamam da alteração no horário da merenda para quem estuda no período noturno. A comida era servida no intervalo das aulas do Ensino Médio, entre 21h15 e 21h30, mas, há três meses, o lanche passou a ser oferecido antes do início das aulas, entre 18h e 18h30.

Conforme explica a aluna do 1º ano do Ensino Médio Kethellen Gonçalves de Lima, 15 anos, a mudança prejudica os alunos que não conseguem chegar na unidade de ensino até às 18h30, seja por conta do trabalho ou de cursos. “Eu janto antes de ir para a escola, mas vai chegando a hora do intervalo e fico com fome.”

Os estudantes organizaram abaixo-assinado para tentar reverter a situação. “Muita gente assinou. A escola tem 14 salas e 10 já aderiram a causa”, comemora Kethellen. A aluna enfatiza ainda que o descanso de 15 minutos, antes usado para comer, se tornou inútil na visão dos jovens. “Ficamos sem fazer nada. Não tem lanchonete e o comércio perto da escola está fechado nesse horário. Até sugerimos que retirassem o intervalo para poder voltar mais cedo para a casa, mas não fomos ouvidos.”

A também estudante do 1º ano do Ensino Médio e manicure, Milena Larissa Nascimento de Correa, 18, lamenta pelos colegas que não conseguem chegar à escola em tempo de comer. “Quem trabalha, geralmente fica sem comer até o final da aula (às 22h50) e aí fica complicado.”

Outra que sente a falta do horário da merenda é Marta dos Santos, 19, aluna do 1º ano do Ensino Médio. Ela se diz surpresa com alteração feita sem avisos aos alunos. “A diretora avisou que não teria merenda no dia, e a gente ficou sem ter o que fazer.”

A Secretaria de Educação do Estado informou que o horário foi alterado por questão contratual dos funcionários terceirizados que atuam na merenda. Conforme a Pasta, o aluno que não chegar no horário da merenda pode ir até a sala de aula informar o professor que irá se alimentar até às 20h30, quando se encerram as atividades para a limpeza da cozinha. Ainda segundo a secretaria, os trâmites para a mudança contratual só podem acontecer no próximo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;