Política Titulo Convenção no PMDB
Eleições do PMDB caracterizam manutenção de grupos

Gica Pinheiro à frente em São Caetano e Orosco em Mauá; Perto de Saulo, Abner assume em Ribeirão

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
16/08/2015 | 07:32
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC:


As eleições municipais do PMDB no Grande ABC para escolha de presidentes indicaram cenário de continuidade dos atuais grupos que dirigem a legenda. Três diretórios realizaram pleito interno ontem e o panorama se confirmou, tendo em vista a preparação do partido para o processo eleitoral de 2016. Os comandantes Gica Pinheiro e José Carlos Orosco Júnior foram reeleitos para as direções da executiva de São Caetano e Mauá, respectivamente. Em Ribeirão Pires, Abner Soares foi alçado ao posto com a indicação do prefeito Saulo Benevides (PMDB), que liderava a sigla na cidade.

A direção estadual peemedebista prevê indicação em chapas majoritárias nas sete cidades da região – hoje, a sigla está no poder de duas prefeituras: São Caetano e Ribeirão Pires. Com a proposta, a cúpula busca diminuir as tensões ao criar ambiente por chapa única. Dentro da estratégia, Gica, filha do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), era nome de consenso e forma a composição com o vereador José Roberto Xavier como primeiro-vice-presidente e Floriano Leandrini de segundo-vice, além de Marco Antônio Santos Silva na secretaria-geral. Foram 164 votos no total.

Marido da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), Orosco ficará à frente do diretório para o próximo biênio, até fim de 2017. A parlamentar ficou com a primeira vice-presidência. A votação terminou com 140 votos favoráveis e nenhum contrário. Segundo o dirigente de Mauá, o compromisso firmado é de montar chapa forte de vereadores e “projeto majoritário com Vanessa candidata ao Paço”.

Em Ribeirão, Abner preside, com Michelle Benevides – mulher de Saulo – como vice. A chapa tem Milton Bicudo Júnior de segundo-vice e Rodrigo dos Santos na secretaria-geral. Foram 69 votos no pleito.

Diadema e São Bernardo formalizam hoje as eleições e finalizam o processo. Em solo diademense, a vereadora Cida Ferreira caminha para ser eleita no lugar de Waldir Lopes, o Sallim, enquanto na cidade vizinha encontra-se o único embate: o parlamentar Gilberto França tende a medir forças com Vanderlei Jueli, atual dirigente e próximo ao secretário de Relações Internacionais do Paço, Tunico Vieira. Em Rio Grande da Serra não haverá pleito, devendo ficar nas mãos do ex-vereador Pedro Estanqueira, o Bacalhau.

SANTO ANDRÉ
O diretório andreense efetivou a convenção há sete dias. Secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome também foi reconduzindo ao posto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;