Setecidades Titulo Redação
Campeã do Desafio é futura psicóloga
Yago Delbuoni
Especial para o Diário
16/08/2015 | 08:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC:


Vinte e oito linhas de texto criativo abriram as portas do Ensino Superior para Larissa Mylene Alecrin Conti, 18 anos. A estudante do segundo semestre de Psicologia foi a vencedora da oitava edição do Desafio de Redação do Diário em 2014 e, como prêmio, ganhou bolsa de estudos integral da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Larissa, que na ocasião fez um acróstico (composição em verso na qual a primeira letra da linha é lida em ordem e forma um nome ou título), escreveu sobre o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro.

Oito meses após a emoção da conquista, a jovem vive realidade totalmente diferente. Desvenda os mistérios da Psicologia e faz planos ambiciosos para o futuro. Entre eles, aperfeiçoar-se em Neuropsicologia.

Moradora do Parque das Américas, em Mauá, ela estudava na Etec (Escola Técnica) Julio de Mesquita, em Santo André, quando foi premiada. Hoje, frequenta as aulas do campus Centro da USCS e tem certeza de que fez a escolha certa.

“Consegui ver um universo muito mais amplo da Psicologia que surgiu com o contato diário. Antes, eu achava a profissão bonita. Agora vejo que essa carreira foi feita para mim. Todos nós temos uma dificuldade muito grande para encontrar um lugar no mundo. Eu achei o meu”, afirma a garota, que desde o Ensino Médio sonhava com a área.

A materialização do sonho veio na tarde de 18 de novembro de 2014, quando seu nome foi anunciado pelo apresentador André Vasco como a autora da melhor redação. “Eu já tinha participado de outros concursos, mas nunca tinha ganhado nada. Estava acostumada a chegar, fazer a prova, voltar para casa, e só”, relata.

Mas para o Desafio de Redação, duas pessoas foram decisivas para que a história fosse modificada. A professora de Língua Portuguesa Isabel Toscano Lima Gasparini, que recomendou dar asas à criatividade, e a amiga Juliana Pereira Tavares de Melo, que lhe sugeriu o texto em forma de acróstico. E o resultado foi bem melhor que o esperado.

DICAS DA CAMPEÃ
Hoje, Larissa repassa aos estudantes que irão participar da nona edição do Desafio de Redação (cujas provas começam a ser aplicadas no dia 24) o mesmo conselho dado pela professora no ano anterior. “Use a criatividade. Todo mundo tenta fazer dissertação e aí fica difícil de se destacar. Tenha liberdade para fazer algo criativo. Para isto, deve-se ler bastante e assistir a coisas diferentes na televisão”, afirma a campeã.

O tema deste ano é Torneira aberta é a gota d’água. Chega de desperdício! Um alerta importante em tempos de crise hídrica. Até o dia 21 de setembro, alunos de escolas públicas e particulares da região, do sexto ano do Ensino Fundamental até o terceiro do Ensino Médio e também do EJA (Educação de Jovens e Adultos), divididos em seis categorias, vão ser avaliados.

Para o momento da prova, quando o nervosismo entra em cena, Larissa também dá conselhos. “A forma de escrever surge na hora, como eu fiz no ano passado. Acho melhor apontar alguma solução ao problema, até porque isto é muito útil hoje em dia. Não adianta ficar relatando sobre a falta de água e apontar culpados. Eu buscaria soluções.”

O comprometimento também é importante. Ela recomenda que os estudantes realizem a prova com dedicação. “Não escreva qualquer coisa apenas para ter um ponto a mais na nota de Português, como algumas escolas fazem, apenas para fazer número. Faça o melhor, para ganhar.”

O Desafio de Redação é realizado pelo Diário em parceria com a USCS e apoio da Ecovias e da Sabesp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;