Política Titulo Mudança partidária
PCdoB sonda Pery, que quer oposição ao PT
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O PCdoB fez convite oficial para filiar o vereador Pery Cartola, de saída do Solidariedade, para entrar de vez na briga para indicação de vice na eleição em São Bernardo. A legenda acredita que, com ingresso de Pery e a consolidação de bancada com três parlamentares, teria condições para apresentar nome para dividir chapa com o secretário de Serviços Urbanos e predileto do prefeito Luiz Marinho para encabeçar candidatura do PT, Tarcisio Secoli, ou dos oposicionistas Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS).

Porém, os comunistas lutam diretamente com PSDB, PSB e PP, que, segundo o vereador, oficializaram desejo de contar com o oposicionista em quadros partidários. Próximo de Morando – hoje o nome mais forte para ser candidato a prefeito pelo PSDB –, Pery tem sido cortejado também pelo espólio político. Ele é filho de Waldir Cartola, ex-deputado e ex-homem-forte na gestão de Walter Demarchi (1993-1996).

O convite do PCdoB partiu diretamente do deputado estadual Atila Jacomussi, que exerce função de coordenador regional do PCdoB. A ideia do parlamentar é aumentar o capital político do partido na cidade, que hoje tem os vereadores José Walter Tavares e Martins Martins. Tavares, porém, sinaliza a pessoas próximas que não será candidato à reeleição à Câmara em 2016.

Segundo informações de bastidores, Atila tem predileção em ver o PCdoB caminhando ao lado de Morando, enquanto a direção partidária entende que o melhor destino é apoiar Alex – uma parceria com o PT está quase descartada, embora o presidente estadual da sigla, o deputado federal Orlando Silva, tenha se reunido com Marinho na semana passada.

Pery praticamente rejeitou ingresso no PCdoB, dizendo que a legenda tem histórico de apoio ao PT. “As propostas de PP, PSDB e PSB foram interessantes. Estou no aguardo do Solidariedade, não farei nenhum movimento com afobação”, disse o parlamentar, que espera por expulsão para não perder cadeira na Câmara. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;