Economia Titulo
Bens não duráveis 'salvaram' produção industrial em junho
Por
04/08/2015 | 14:34
Compartilhar notícia


Mais uma vez os bens de consumo não duráveis ajudaram a produção industrial em junho, segundo análise da economista Jessica Strasburg, da CM Capital Markets. Dados divulgados nesta terça-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção caiu 3,2% em junho ante o mesmo mês do ano passado, quando a mediana mostrada por pesquisa do AE Projeções era de -5,0%. Na margem, a produção recuou 0,3%, ante estimativa mediana de -0,8% e previsão de -0,4% da CM Capital.

Para o resultado fechado de 2015, a CM Capital estima queda de 3,7% na produção industrial. Na avaliação de Jessica, as incertezas políticas e econômicas podem estar ofuscando o efeito positivo da valorização do dólar na produção industrial.

"A exemplo do que aconteceu no mês passado, em junho de novo os bens de consumo não duráveis, que têm baixo valor agregado, ajudaram a produção industrial", diz Jessica. A categoria de semiduráveis e não duráveis avançou 1,7% em junho ante maio, com queda de 2,4% na comparação com junho do ano passado. Dentro da categoria duráveis (que caiu 10,7% na margem), mais uma vez a produção de veículos continuou pesando, no nono mês seguido de retração. No acumulado em 12 meses, a queda em veículos passou de 20,6% em maio para 18,5% em junho, mas a analista da CM Capital ainda não vê nenhum sinal de respiro.

A economista aponta ainda que as revisões nos resultados de meses anteriores divulgadas hoje pelo IBGE foram menos intensas do que vinha ocorrendo nos últimos meses. A produção de maio (+0,6% na margem) não foi revista, enquanto o dado de abril passou de -1,2% para -1,4%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;