Internacional Titulo
Atentado deixa guarda civil morto e três feridos no País Basco
Por Do Diário OnLine
Com Agências
24/09/2002 | 11:08
Compartilhar notícia


Um guarda civil morreu em conseqüência dos ferimentos e três ficaram feridos, dois deles com gravidade, na explosão nesta terça-feira de uma bomba em uma estrada entre as cidades de Bersategui (País Basco) e Leiza (Navarra), segundo um novo balanço da delegação do Governo em Navarra.

Juan Carlos Beiro Montes, 32 anos, era casado e fazia parte do quartel de Leiza há três meses.

Um balanço anterior fornecido pela guarda civil falava apenas de três feridos. A explosão ocorreu minutos antes das 13h locais, 08h de Brasília, na rodovia de Leizaran, em Navarra, 32 km ao sul de San Sebastián, na zona limítrofe com o País Basco.

Os guardas haviam ido até o local para retirar um cartaz que fazia referência ao braço político do ETA, o partido separatista radical Batasuna, quando foram alcançados pela deflagração, pois a bomba estava junto ao cartaz, precisou a mesma fonte.

As atividades políticas públicas e privadas do Batasuna estão suspensas por ordem do juiz espanhol Baltasar Garzón desde 26 de agosto passado e por três anos.

Este atentado acontece horas depois que dois supostos militantes do ETA morreram em Bilbao, na explosão da bomba que transportavam em um veículo.

Até o momento, as autoridades espanholas não atribuíram a responsabilidade do atentado a nenhum grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;