Turismo Titulo Maresias
Opções para todos os gostos
Felipe Simões
Enviado a Maresias
23/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Felipe Simões/DGABC


Maresias é uma das localidades mais conhecidas e badaladas do Litoral Norte, mas o município de São Sebastião também oferece outras praias de belezas estonteantes. E o melhor: todas são próximas e têm acesso pela Rio-Santos, mesma estrada que corta o bairro.

Na Praça Internacional do Surfe, em Maresias, onde, no futuro, será construída uma estátua em homenagem a Gabriel Medina pelo título mundial conquistado em 2014, existe o CIT (Centro de Informações Turísticas), concebido no início do mês para centralizar todas as informações necessárias aos turistas que visitam a região. Por lá, é possível obter dicas do que fazer, alugar equipamentos para aulas de surfe e mergulho e também agendar um beach tour, que visita praias e pontos de interesse próximos a Maresias, como tentativa de integrar o turismo local.

“É atrativo a mais para o turista, que muitas vezes fica sem saber quais as opções de lazer na região”, avalia Niuara Tedesco, vice-presidente da APHM (Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias). O passeio de van com guia sai aos sábados, às 10h30, para outros pontos do litoral de São Sebastião. O tour também é possível de carro, já que a estrada tem farta sinalização.

Seguindo em direção ao centro do município, que fica a 40 minutos de carro de Maresias, a primeira praia é Paúba, que tem clima de vila de pescadores. Depois, é a vez de Santiago, com bastante natureza no entorno de poucas casas.

Mais adiante fica a dupla Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande. No entanto, não deixe o nome enganar: eles vêm dos tamanhos das ilhas próximas às praias, já que estas são, na verdade, maior e menor, respectivamente. O que ambas têm em comum é a beleza e a tranquilidade das águas, quase sem ondas, fazendo delas ponto ideal para banho de mar e prática de esportes como stand up paddle.

Entre as duas existe a praia de Calhetas, acessível somente a pé, já que fica após um condomínio privado que não permite presença de carros. O diferencial do local é que a areia fica entre o continente e uma ilhota – desta forma, o mar banha os dois lados da praia.

Uma das tradições dos caiçaras era a construção de diversas igrejas de pau a pique em cada uma das praias, o que confere charme aos locais. Há ainda o mirante de Guaecá, que oferece bela vista do alto da Serra. De lá, é possível ver Ilhabela e praia isolada, acessível por trilha. Na volta para Maresias, a Cachoeira de Toque-Toque é parada obrigatória para se refrescar e apreciar a beleza da mata, que, de forma até injusta, concorre com as inúmeras praias da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;