Cultura & Lazer Titulo
Poesias registram São Bernardo
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
15/12/2010 | 07:24
Compartilhar notícia
Reprodução


O cotidiano do Jardim Silvina, em São Bernardo, transforma-se em arte. Prova disso é o livro coletivo de poesias Vielas, Palavras (Lamparina Luminosa, 48 páginas) que tem lançamento sábado e domingo, às 19h, na Câmara de Cultura Antonino Assunção.

Exemplares da obra - também disponibilizada na internet (www.editoralivrepopularartesanal.blogspot.com) para download - serão distribuídos gratuitamente nos dois dias de lançamento.

O livro é resultado do Encontro de Escritas, realizado em agosto pelo Núcleo Ausência em Cena, também do município. Na atividade, aberta ao público, os indivíduos trabalharam os sentidos e fizeram caminhada pelo bairro para a criação de breves poesias.

Desafio dado: criar o conteúdo da obra coletiva em um só dia. Quem folhear o título será conduzido por Cintia Machado a refletir como o ‘canto do galo' cede lugar ao 'anúncio da canja'. Também pode flagrar, junto a Márcia Torcatto, os sons que envolvem a comunidade ou ainda investigar com Rogério Cabeça os labirintos da arquitetura de sobrevivência.

Conforme Tarso de Melo analisa na introdução do livro, a poesia que dialoga com o cotidiano resulta em "retrato dinâmico, vivo, imperfeito como imperfeita é a vida retratada, mas justamente por isso potente, mais potente do que as habituais estetizações da periferia que a TV e o cinema entregam".

Vielas, Palavras é a primeira publicação da Editora Lamparina Luminosa, nome fantasia para Editora Livre Popular Artesanal, premiada no ano passado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria do Estado da Cultura.

Para o coordenador editorial Christian Piana, segurar o livro de estreia trouxe muita satisfação. "Depois de um ano de trabalho, temos um bom produto. É a materialização de ideias", define.

Já estão previstos para o primeiro semestre do ano que vem outros dois lançamentos, ainda sem títulos definidos. "Um faz o resgate de memórias com pessoas em processo de alfabetização. No outro, de poesias, grupo de aposentados lembra momentos da infância", adianta.

Vielas, Palavras - Lançamento. Na Câmara de Cultura Antonino Assunção - Rua Marechal Deodoro, 1.325, São Bernardo. Sábado e domingo, às 19h. Entrada franca (com distribuição gratuita).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;