Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo recebe convenção de tatuagem
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
26/08/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Quando o tatuador Roberto Ferraraccio, o Saddam, começou no ofício, há 17 anos, em São Bernardo, os duendes eram as figuras mais pedidas por quem procurava os estúdios do ramo. Felizmente, padrões do tipo, incluindo tribais e ideogramas, deixaram de ser coqueluche e hoje as imagens escolhidas para estampar a pele não são mais tão pautadas por modismos, mas sim por motivos bastante pessoais. O panorama da tatuagem como arte é um dos aspectos da 1ª Convenção Internacional de Tatuagem, idealizada por Saddam e o colega Darío, da Play Tattoo, que também atua na cidade. As atividades se concentram na Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude), em São Bernardo, sábado e domingo, das 12h às 22h.

O intuito é proporcionar informação para tatuadores iniciantes e, também, futuros clientes. "O número de tatuadores cresceu, assim como a procura pelo nosso trabalho. O objetivo é orientar quem está começando e que pode fazer muita besteira, com workshops de profissionais reconhecidos aqui e lá fora, para aumentar a qualidade desses trabalhos. Para o público, vamos explicar como escolher o estúdio para fazer a tatuagem", diz Saddam.

No Grande ABC, diz o organizador, o estilo dos traços é diferente dos encontrados da Capital. "Eles estão mais integrados ao resgate do estilo old school (relativo às tatuagens feitas antes dos anos 1970), mais tradicional no traço e desenhos. Já nós misturamos mais os estilos", diz Saddam.

Serão 60 estandes, nos quais os profissionais mostrarão, in loco, suas técnicas para os visitantes. Apesar de alguns tatuadores terem como foco participar do concurso em uma das 17 categorias disponíveis, trazendo para isso desenhos previamente pensados, os visitantes poderão tentar agendar horário com os expositores. "É a oportunidade para fazer a tattoo com os estrangeiros", frisa Saddam. No total, serão 12 convidados, sendo cinco do Argentina, três do Chile, três do Japão e um do Peru. Os contatos, incluindo o dos brasileiros, estão disponíveis no site www.tatuagemsbc.com.br.

Um dos principais desse grupo é o argentino Camilo Tuero, especialista na chamada técnica realista. Entre os brasucas, confirmou participação Marcelo Mordenti, bastante respeitado no meio. A programação específica para esse público tem workshops pagos (de R$ 180 a R$ 300) e palestras gratuitas.

O Cajuv também terá um palco, destinado a bandas como The Drunk, Supper Bee, Trauma e Vetera. Aproximadamente dez hot rods (que são os automóveis produzidos até a década de 1940, customizados), estarão no local.

1ª Convenção Internacional de Tatuagem - Sábado e domingo, das 12h às 22h. Na Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude) - Avenida Redenção, 217, São Bernardo. Informações: 4356-4143. Ingresso: 4 litros de leite (dos de caixa).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;