Economia Titulo
Preço do gás é indexado em real ao do óleo combustível
Do Diário do Grande ABC
09/02/1999 | 16:09
Compartilhar notícia


O contrato com a Bolívia garante, nos primeiros 5 anos de distribuiçao de gás natural, um preço indexado, em real, ao óleo combustível 1A (referência utulizada por ter maior teor de enxofre e ser mais poluente). Ou seja, se a Petrobrás baixar o preço do óleo combustível, o preço do gás também cai. De acordo com o presidente da Comgás, Júlio Lapa, o contrato prevê ainda um preço 15% mais barato que o óleo combustível, "justamente para dar ao gás condiçoes de competividade e possibilitar uma penetraçao rápida no mercado".

Lapa afirma que o gás natural nao vai perder competitividade com a variaçao cambial. "Até agora, nao se falou em repasse algum aos preços por conta da desvalorizaçao. Se a Petrobrás reajustar o óleo combustível, o gás també será reajustado", afirma.

Uma fonte ligada ao setor energético paulista esclarece que, se há um risco cambial no preço, ele está com a Petrobrás. Entretanto, acrescenta essa fonte, "o preço do óleo combustível no mercado internacional caiu, e, com isso, a Petrobrás tem condiçoes e espaço para absorver a variaçao cambial". Por isso, diz a fonte, a variaçao cambial nao é nada catastrófica. "É bom considerar que os contratos com as empresas sao de 20 anos", diz.

De acordo com essa fonte, o preço que a Comgás vem negociando está sendo definido caso a caso. "Ele é diversificado e está dentro de uma margem que permite, no mínimo uma taxa de retorno de 15% para a Comgás", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;