Economia Titulo
Brasil inicia em Londres projeto de apoio ao exportador
Do Diário do Grande ABC
12/01/2000 | 12:37
Compartilhar notícia


O embaixador do Brasil no Reino Unido, Sergio Amaral, anunciou nesta quarta em Londres a implantaçao do Projeto de Apoio ao Exportador, uma tentativa do governo brasileiro de incentivar as exportaçoes de médios e pequenos empresários.

A experiência vai começar na embaixada em Londres e os esforços serao concentrados em quatro áreas: indústria moveleira calçadista, têxtil e produtores de frutas.

A embaixada em Londres terá uma sala e funcionários dedicados ao projeto piloto, que poderá ser ampliado para outras embaixadas brasileiras caso obtenha resultados positivos.

O Projeto de Apoio ao Exportador tentará abrir canais de distribuiçao dos produtos brasileiros, organizar missoes empresariais e promover parcerias entre empresas brasileiras e britânicas.

Além de aprofundar análises de mercado, serao contratados consultores por produto que elaborarao uma estratégia de apoio ao exportador brasileiro.

Serao também promovidas campanhas publicitárias focalizadas. "As pequenas e médias empresas, mais do que as grandes, precisam do apoio do governo para penetrar em novos mercados. Vamos fornecer os instrumentos para que isso aconteça", disse Amaral à Agência Estado.

O projeto tem o apoio do Departamento de Comércio e Indústria e do Ministério d Agricultura do Reino Unido. A primeira etapa do projeto se concentrará na indústria moveleira.

A embaixada contratou um consultor britânico especializado em móveis, Colin Aitkenhead, que está no Brasil fazendo uma uma radiografia do potencial de exportaçao do setor e mantendo contatos com empresários dos Estados de Sao Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No fim deste mês, empresários do setor moveleiro participarao no Reino Unido de uma feira. Outros planos anunciados por Amaral para este ano incluem a criaçao de um centro d turismo na embaixada (apenas 60 000 britânicos visitam o Brasil anualmente) e seminários sobre os setores de transportes, energético e de serviço financeiro, além de várias atividades culturais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;