Internacional Titulo
Bélgica anuncia construção da primeira base 100% ‘bio’ na Antártica
Por Da AFP
31/05/2006 | 15:44
Compartilhar notícia


A Bélgica apresentou nesta quarta-feira o projeto da primeira base científica completamente "bio" no continente antártico, que será construída entre 2007 e 2008, coincidindo com a celebração do Ano Polar Internacional.

A estação de pesquisa Princesa Elizabeth funcionará completamente com energia renovável e todos seus dejetos serão recicláveis, afirmou o presidente da Fundação Polar Internacional, Alain Hubert, encarregado do projeto junto com o governo belga.

A base ficará localizada no leste da Antártica, a 4,2 mil km das costas da África do Sul e 200 km terra adentro, perto das montanhas de Sor Rondane, numa área entre a estação japonesa Syowa e a russa Novolazarevskaya.

"Quando soubemos que precisamos viver de maneira mais sustentável para evitar uma mudança climática drástica, achamos que devíamos pesquisar a Antártica respeitando esse preceito", afirmou Hubert, conhecido explorador do território antártico.

A estação se dedicará basicamente a estudar as mudanças climáticas e o papel-chave da Antártica como parte do sistema climático mundial, um trabalho que fará parte de um plano internacional científico no qual participarão outros países.

A estação será uma base de verão ocupada por um máximo de 20 cientistas durante quatro meses por ano, de novembro a fevereiro.

De desenho futurista, com forma octogonal e construída com metal, materiais compostos e madeira, a base terá um custo avaliado em US$ 8,2 milhões.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;