Setecidades Titulo
Grevistas conseguem paralisar posto do INSS em Santo André
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
07/07/2005 | 08:34
Compartilhar notícia


Trinta e três dias depois de iniciada a greve nacional dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a agência de Santo André paralisou nesta quarta-feira o atendimento. O posto era um dos três da região que ainda se mantinham em funcionamento. Com a paralisação, cerca de 1,2 mil pessoas deixarão de ser atendidas por dia na cidade.

Com isso, desde esta quarta, as únicas agências abertas ao público no Grande ABC são as de Mauá e São Bernardo. Além de Santo André, as unidades de Diadema, Ribeirão Pires e São Caetano estão fechadas.

A agência de São Bernardo, que teve atendimento paralisado por um mês, reabriu na terça-feira com 45% dos trabalhadores em greve. O posto de Mauá é o único que ainda atua com 100% dos funcionários. Nos locais fechados, são realizadas apenas perícias médicas agendadas.

De acordo com Áureo dos Santos, diretor para o Grande ABC do Sinsprev-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Previdência do Estado de São Paulo), o aumento das adesões em Santo André, posto que trabalhava com 20% dos funcionários em greve, já havia sido constatado em reunião realizada entre servidores na terça.

"Isso comprova a força do movimento. Ao contrário do que se pensa, a reabertura em São Bernardo não demonstra enfraquecimento da greve. Muitos que estavam de férias voltaram e outros mudaram de opinião, mas a situação lá não está definida. Voltaremos a São Bernardo para saber se os trabalhadores manterão a paralisação ou se a agência será fechada novamente", disse Santos.

Segundo a gerente regional do INSS Fátima Conceição, responsável pelos postos de Mauá, Ribeirão Pires, Santo André e São Caetano, a adesão de 52% dos servidores de Santo André foi responsável pelo fechamento da agência nesta quarta. "Infelizmente tivemos de parar o atendimento. Nossa intenção é atender a população, mas o posto ficará fechado até que saia negociação. Não temos condição de atender dessa forma, com menos da metade do quadro de funcionários. O reflexo disso certamente será o aumento no movimento dos postos de Mauá e São Bernardo."

Antecipando a previsão de Fátima, o fluxo de pessoas nos postos abertos já aumentou. Na agência de Mauá, a demanda foi, nesta quarta, 40% maior do que em dias comuns (sem greve). No posto de São Bernardo, o movimento aumentou 100% ontem em relação ao dia da reabertura da agência, quando a demanda foi de 440 pessoas.

Segundo o gerente regional do INSS Genésio Denardi, responsável pelas agências de Diadema e São Bernardo, para evitar superlotação, apenas devem comparecer às unidades abertas os beneficiários que necessitem de atendimento de urgência ou que tenham pendências, como perícias médicas agendadas, pagamentos bloqueados e auxílio-doença com data próxima do vencimento. Ele destacou que o INSS prorrogou prazos para requerimento dos benefícios e, portanto, ninguém perderá direitos devido à greve. Denardi acredita que, caso o movimento seja crescente, o posto de São Bernardo pode voltar a parar.

Serviço – Os postos do INSS de São Bernardo (av. Newton Monteiro de Andrade, 140) e Mauá (rua Guido Monteggia, 119) atendem das 8h às 14h. Informações gerais e serviços alternativos, como consulta a processos, podem ser obtidos no site www.previdencia.gov.br ou pelo PREVFone (0800-780191).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;