Economia Titulo
Primeira parcela de ICMS para o varejo vence 5ª feira
Soraia Abreu Pedroso
Do Diário do Grande ABC
18/01/2011 | 07:24
Compartilhar notícia


Empresários do setor varejista do Estado de São Paulo que optaram pelo parcelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) referente ao mês de dezembro, que inclui as vendas de Natal, têm que pagar a primeira parcela nesta quinta-feira, dia 20.

Em dezembro, os comerciantes do Estado de São Paulo que não fazem parte do regime de substituição tributária em que os impostos são pagos na origem, ou seja, na produção e não na comercialização conseguiram, por mais um ano, a possibilidade de parcelar o tributo.

O objetivo da medida é dar fôlego aos empresários do setor, ajudando-os a melhorar o fluxo de caixa durante os meses de baixa nas vendas, como janeiro e fevereiro, e de altos tributos, referentes ao grande número de comercializações no varejo em dezembro.

A segunda parcela tem seu prazo estendido até 22 de fevereiro deste ano. Antes do decreto, o recolhimento do ICMS era feito uma única vez, do dia 3 ao dia 20 de janeiro.

A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), que participou das negociações para o parcelamento, alerta o varejo sobre a busca por mais informações, a fim de que todos estejam cientes sobre as formas corretas de utilização desta vantagem.

"Este benefício chega em boa hora ao setor, pois os varejistas atualmente vivem um dos melhores momentos dos últimos cinco anos, com vendas expressivas, fluxo de público atingindo altos índices, e lucratividade ascendente, o que torna esta possibilidade de parcelamento do recolhimento do ICMS ainda mais vantajosa a todos. E esta iniciativa mostra o apoio ao pedido das entidades para a flexibilização dos prazos de pagamentos", diz em nota Nabil Sahyoun, presidente da entidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;