Economia Titulo
IPVA, TVs, juro, vale tudo na venda de usados
Eric Fujita
Do Diário do Grande ABC
17/12/2005 | 08:36
Compartilhar notícia


A queda nas vendas de veículos seminovos, acarretada pela chegada dos modelos flex, e o excesso de promoções para os carros zero quilômetro, levou as concessionárias do Grande ABC a intensificar as ofertas a fim de desovar seus estoques na reta final do Natal. Para isso valem descontos de até 10% no preço de tabela, ampliação do prazo de garantia do automóvel e taxas de juro abaixo do mercado nos financiamentos.

Se esse cardápio ainda não é o bastante para atrair consumidores, algumas revendas vão além: pagam a transferência de licenciamento do veículo e parte ou todo o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Para que essas promoções cheguem ao conhecimento do público, muitas revendedoras também apostam nos anúncios em jornais e televisão.

Mas a estratégia das revendas na região deve ganhar um novo ingrediente às vésperas de Natal – seguindo uma tendência já consolidada na Capital, que é a oferta de presentes aos clientes como TVs e aparelho de home theater. Tamanho esforço tem uma justificativa clara. A venda de usados amarga redução de 15%, enquanto a de veículos novos conta com um acréscimo de 15%, de acordo com os gerentes das concessionárias.

Na Avel, de São Bernardo, a avaliação do carro seminovo – à base de troca – já começa com corte de 15% no preço. Com isso, o valor final da transação também sofre uma redução no mesmo patamar, explica a gerente de Vendas da concessionária, Ednéia Vedovato.

Segundo Ednéia, muitos consumidores deixam de comprar um seminovo porque às vezes o preço é igual ao de um outro modelo novo com motor flex. “As pessoas optam pela inovação, pela tendência do mercado”, relata. Para os seminovos, a Avel, paga a transferência do veículo e oferece financiamentos com juros de 1,85%.

Já a Honda Mix, em São Caetano, preferiu simplesmente reduzir em até 4% o preço de tabela dos automóveis usados. O supervisor de vendas, Renato Stivaletti, destaca que esse corte era desnecessário até poucos meses porque o segmento não promovia necessitava tanto de ofertas como as hoje oferecidas no segmento de carros zero quilômetro.

“Isso representa um atrativo, uma vez que todo o nosso estoque está com preço abaixo do de mercado”, afirma Stivaletti. Além disso, a revendedora dá como brinde um CD Player ou um kit flex – para o carro adquirido passar pela conversão. O cliente faz a opção no ato da compra.

Garantias – A Rommer Multimarcas – com unidades em São Bernardo e Santo André – optou pela ampliação do prazo de garantia para dois anos, ante os habituais três meses no mercado. A partir de sábado, o cliente que comprar um carro ganhará a primeira parcela do IPVA, adiantou a gerente de Marketing, Maíra Bagnariolli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;