Setecidades Titulo Trânsito
Semáforo divide opiniões na Carijós

Para motoristas, farol piora trânsito já complicado, mas pedestres atravessam com mais segurança

Por Yago Delbuoni
Do Diário do Grande ABC
08/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Semáforo implantado no cruzamento da Avenida São Bernardo do Campo com a Rua Carijós, no Jardim Santa Cristina, em Santo André, divide opiniões de quem passa por ali: pedestres são a favor por ter mais segurança para atravessar, mas motoristas reclamam da demora e de piora no trânsito.

O comerciante Gedor Teixeira Barbosa, 67 anos, vive na região há 25 anos e acredita que o farol trouxe transtornos. “Foi instalado na segunda-feira e travou todo o trânsito no primeiro dia, A fila ficou enorme.”

O segurança Ueliton Cajueiro da Silva, 40, também acredita que o semáforo piorou os congestionamentos. “Antes demorava pouco tempo para atravessar o cruzamento. Mas ontem (segunda-feira) fiquei 15 minutos. Parece que quem colocou o semáforo não usa a via.”

Já o comerciante Diego Pereira Gomes, 23, que trabalha em uma auto peças há três meses e utiliza a via como pedestre, garante que a travessia ficou mais fácil. “Considero que o sinal ajudou bastante. Antes era necessário esperar a boa vontade dos carros para conseguir atravessar. Já cheguei a levar de cinco a dez minutos. Agora a espera não passa de dois minutos”, citou.

O dono de uma pastelaria em frente ao semáforo Caio Garcia, 27, está no ponto há sete meses. Ele também é favorável à implantação. “Já vi batida de carros de frente, acidentes com motoqueiros e outros. Era muito perigoso, está melhor assim.”

Garcia disse que o tráfego de carros na Rua Carijós não foi tão alterado. “Sempre houve congestionamento pesado nesta rua, não mudou nada. A única diferença é que os pedestres conseguem atravessar a via sem o risco de serem atropelados. Não precisa ficar prestando tanta atenção antes de atravessar. É certeza que vai conseguir assim que o farol permitir”, falou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santo André informou que a intenção do semáforo é disciplinar a passagem de veículos e pedestres pelo mesmo espaço. O Executivo informou também que o semáforo foi implantado na segunda-feira e, nesta fase, implica em ajustes por parte do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) em função das variações de fluxo de veículos durante o dia.

Ainda segundo a nota, o sinal é necessário, uma vez que a travessia e segurança dos pedestres era totalmente desfavorável no local. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;